Como Aumentar a Massa Muscular

O ganho de massa muscular traz muitíssimos benefícios para a saúde, não só para a aparência. O tecido da massa muscular tem um metabolismo mais acelerado do que o tecido gorduroso.

Dessa forma, quanto mais massa muscular, mais rápido o metabolismo, ou seja, você terá mais facilidade em perder peso e dificuldade em ganhar peso, terá menos sonolência durante o dia e se sentirá com mais energia e animação para fazer as tarefas diárias. Além de ter melhor controle do colesterol.

Quando uma pessoa realiza um exercício de força em um determinado grupo muscular, ela ativa enzimas presentes dentro dessas células que são responsáveis pela síntese de proteína e essa proteína é a massa muscular.

Aqui temos algumas dicas para o aumento da sua musculatura.

Como aumentar a massa muscular

Fazer musculação 

Essa dica é óbvia, porém, é sempre bom lembrar que é impossível ganhar músculo sem fazer atividade anaeróbica. Mas o mais incrível é que certos exercícios aeróbicos como a corrida também são capazes de ajudar no ganho muscular nos membros inferiores, mas o levantamento de peso é a melhor pedida para aumentar a capacidade muscular.

Intercalar corretamente

A musculação exige muita energia e fazê-la depois do exercício aeróbico faz com que você não consiga tirar o melhor proveito dela. Então o melhor é intercalar ou fazer a musculação antes do exercício aeróbico, ajudando até na perda de peso.

Variar os exercícios

O ganho de massa muscular não é natural. Quando fazemos o mesmo exercício regularmente nosso organismo começa a executar os movimentos de forma automática parando o aumento da musculatura. Portanto fazer movimentos, pesos e séries variadas é fundamental para manter o corpo desafiado e ganhando músculo.

Não sobrecarregar os músculos

O aumento da musculatura se dá por microlesões no músculo. É preciso dar um dia de descanso ao músculo para que a proteína chegue ao músculo e o regenere, levando ao aumento da massa muscular.

Boa alimentação 

Antes do exercício é uma ótima pedida se alimentar com fontes de carboidratos como batata doce e pão integral. Depois da atividade o organismo também vai precisar repor a energia gasta com os mesmos alimentos. Uma pessoa saudável precisa de um grama de carboidrato por quilo de seu peso por dia, mas se você está querendo ganhar massa muscular deve dobrar essa ingestão.

Não exagerar

Se você é iniciante na musculação, grandes pesos ficam para um segundo momento. Você deve começar com um peso leve e muitas repetições e aos poucos esse quadro pode ir sendo revertido. O ideal é começar o treino com três séries de doze a quinze repetições. Dessa forma você conseguirá seu sonhado ganho de massa muscular sem prejudicar sua saúde.

Actuali

Leave a Reply