Queimar 1000 calorias por semana

Não é nada difícil, é uma questão de nos mexermos um bocadinho mais todos o dias. Parece pouco, mas já dá uma grande ajuda.

Assim que acabar de ler este artigo, pode escolher uma das seguintes opções para perder essas calorias a mais:

queimar calorias

Troque o elevador pela escada

Estava mesmo à espera desta, não é? É um clássico, mas de tanto ouvir falar nisso parece que bloqueamos e raramente nos lembramos que existem escadas… É verdade que dá um bocadinho de trabalho, mas a ideia é essa, não é…. Pense que o elevador está avariado e habitue-se a subir e a descer. Pense no biquini das férias… Parece pouco, mas subir e descer uns quantos degraus por dia já é alguma coisa.

Vá a Pé

Antes de desatar a procurar a chave do carro dentro da carteira, pense primeiro. É mesmo preciso levar o carro? A maioria dos portugueses faz tudo para evitar dar três passos a pé, não porque lhe custe mas porque acha que é uma despromoção. Começa logo a pensar nos colegas de trabalho que a irão ver a andar a pé como os pobrezinhos e irão todos pensar que ela não tem carro ou que não tem lugar no parque. Esqueça essas ideias feitas, convide uma amiga para passear consigo e lance a moda de andar a pé. Mesmo que vá ao ginásio de vez em quando, um passeio extra não custa, e além disso sempre apanha ar.

Salte à Corda

É fácil e barato e pode não dar milhões mas gasta imensas caloria. A maioria de nós largou a corda ao sete anos, e foi uma pena. Basta acordar cinco minutos mais cedo e dar uns pulos antes do duche, ou pular antes do jantar enquanto a comida aquece, ou fazer um concurso de pulos com as crianças, quem conseguir chegar primeiro aos 100 ganha.

Dance

Há quanto tempo não vai dançar? Organize um grupo, chame a melhor amiga, convoque o namorado e corra para a sua pista preferida. Nunca pensamos nisso, mas uma hora de dança na discoteca equivale a uma hora de aeróbica. Claro que a seguir convém não se encher de daiquiris, caipirinhas e coisas parecidas, e cuidado com os aperitivozinhos tipo, amendoins e cajus. Escolha uma água ou uma bebida sem açúcar. Se não quiser sair de casa, também se arranja uma discoteca particular, ponha uma música mexida (cuidado para não acordar os vizinhos) e dance sozinha em casa.

Leve um Amigo também

Mas não escolha aquela sua amiga que passa o dia a bezerrar à secretária, que é preciso convidar com duas semanas de antecedência e que, quando finalmente consegue levantar o rabo da cadeira, se arrasta a dois à hora. Quando for sair para caminhar, escolha alguém com mais energia do que você, que a obrigue a andar mais depressa.

Jogue à bola com o seu filho ou sobrinho

O desgraçado passa a vida a pedir-lhe, mas você responde sempre com um “olha joga sozinho!”, ou “pede ao teu pai”, ou “não queres antes ir ler um livro?”. É verdade que geralmente não apetece nada, mas também é verdade que o mais difícil é aquele impulso inicial de levantar o rabo do sofá ou o resistir ao impulso de nos afundarmos nele.

Depois, a emoção do jogo toma conta de nós, mesmo que seja um jogo de corredor. Quem não gosta mesmo nada de futebol pode fazer uma batalha de almofadas. Há sempre quem esteja disposto a isso, é divertidíssimo e mexe o corpo todo.

Brinque com o gato

Quem não tem filhos nem sobrinhos pode aproveitar os animais para companheiros de brincadeira. Mesmos os gatos sabem brincar muito bem: estenda-lhes uma bolinha, apanhe, corra atrás, dobre-se. Mal deu por isso e já está a suar.

Aproveite a Telenovela

A telenovela? Mas como é que a telenovela queima calorias a alguém? Quem não tem filhos nem gato pode sempre aproveitar mais uma episódio para fazer abdominais e bicicleta em frente à televisão.

Resista aos mails

Vá pessoalmente. Claro que se for um mail para Nova Iorque não dá muito jeito ir a pé, mas se for uma mensagem para alguém dentro da sua empresa, levante-se e vá lá falar com ela. Além de se mexer, vai ver que ainda faz amigos novos.

Esqueça a Rotina

Ela não é fatal apenas para o casamento, também pode arruinar a boa forma… Se vai ao ginásio, em vez de fazer sempre a mesma coisa, vá variando, porque o corpo também se habitua a um tipo de exercício. “Desabitue-o”, surpreenda-o para o obrigar a reagir. Se já está farta de andar e andar e andar na passadeira, em vez de sair da sala das máquinas escolha outro aparelho, mude para a bicicleta. Vá a uma aula a que nunca foi, experimente o RPM, vá à hidroginástica, que é muitíssimo divertido e queima imensas calorias.

Actuali