A procura de dietas e soluções que ajudem a perder peso é cada vez maior, existindo muitos métodos disponíveis para quem quer emagrecer. Um desses métodos é a dieta 1200 calorias. Esta é uma solução hipocalórica que pretende alcançar um emagrecimento saudável e gradual.
Tendo em conta que a maioria das pessoas tem um gasto energético bem superior a 1200 calorias por dia, ingerir apenas esta quantidade irá promover a queima da gordura acumulada, e assim, levar à perda de peso.
Saiba mais sobre esta dieta e um exemplo de um cardápio diário.
Nesta dieta, a quantidade total de calorias deve ser distribuída por várias refeições diárias, idealmente as cinco tradicionais (pequeno-almoço, lanche, almoço, lanche e jantar).
Sabendo-se que, em média, uma mulher adulta com uma vida sedentária gasta aproximadamente entre 1800 a 200 calorias por dia, ao ingerir apenas 1200 estará a obrigar o corpo a usar a gordura acumulada para compensar a diferença.
Dessa forma, o emagrecimento é inevitável.
Em qualquer dieta restritiva é essencial que se forneçam ao organismo o máximo de nutrientes possíveis, com o mínimo de calorias. Deve assim apostar em frutas, vegetais e verduras, proteínas magras, e fugir aos hidratos de carbono simples, gorduras, refrigerantes e doces.
Quanto mais nutritivas forem as refeições, mais simples se torna todo o processo. No entanto, esta dieta não pode ser usada mais do que alguns dias (no máximo uma semana), já que o organismo necessita sempre de uma quantidade de energia ingerida, não bastando aquela que se encontra acumulada.
Outro cuidado a ter é não realizar atividade física muito intensa durante os dias em que fizer esta dieta.
Confira de seguida um cardápio para um dia com a dieta 1200 calorias. Este exemplo deve ser seguido durante os dias em que realizar esta dieta, apenas substituindo legumes, vegetais, frutas e proteínas, de modo a variar e aumentar o valor nutricional da sua dieta.
um copo de leite meio gordo e um pãozinho integral com uma fatia de queijo magro.
Chá e uma peça de fruta
( opte por chás diuréticos)
Sopa de espinafre, uma peça pequena de carne grelhada com legumes e duas colheres de sopa de arroz, e como sobremesa, uma peça de fruta ou uma gelatina.
Iogurte natural com duas colheres de sopa de cereais.
Sopa de legumes, um peixe grelhado com duas batatinhas pequenas cozidas e um prato de salada, e por fim, uma peça de fruta à sobremesa.
Um iogurte natural sem açúcar.
Regue sempre as saladas e os legumes com um pequeno fio de azeite, e beba pelo menos 1,5 litros a 2 litros de água todos os dias.