As doenças que a pele revela

Todas as mulheres sonham em ter uma pele suave. Não é por acaso que existem muitos cremes para deixá-la linda e aveludada. Porém, mesmo com tantos cuidados, a pele pode apresentar lesões e mudanças na aparência de na cor. Se isso acontecer, fique atenta, é um alerta de que algo não está bem no seu organismo.

Há vários problemas de saúde que mudam o aspecto da pele, como lúpus, sífilis e doenças no fígado. Desconfie de manchas, feridas e alterações de cor sem motivo aparente. Muitos males que não são dermatológicos manifestam-se desta maneira.

PELE AMARELADA

Sinal de problemas no fígado.

Como se Manifesta

AS inflamações no fígado, mais conhecidas como hepatite, podem ser agudas, crônicas ou causadas por vírus. Há ainda hepatites com origem em medicamentos. A forma mais comum de reconhecer um doente do fígado é verificar a cor amarelada da pele e mucosas, principalmente a parte branca do olho. Também causa fraqueza, dor generalizada no corpo e febre.

O que fazer

Procure um médico hepatologista para tratamento. Para não contrair a doença, user preservativos nas relações e arranje as unhas só com o seu kit de manicure.

PELE VERMELHA

Sinal de Alergia

Como se manifesta

Manchas avermelhadas em diversas partes do corpo, comichão  e sensação de queimadura podem ser sinais de uma reação alérgica. As alergias costumam ser desencadeadas por alimentos, medicação, produtos de limpeza ou determinados metais.

O que fazer

Procure uma urgência imediatamente, para evitar que os sintomas se intensifiquem e a alergia cause também falta de ar e sensação de asfixia. Depois, consulte um alergologista. Ele vai ajudar a descobrir a causa do problema e indicar o tratamento adequado. Atenção: a ansiedade e o excesso de exposição ao sol também podem causar vermelhidão na pele.

cuidados com a pele

PELE RESSEQUIDA E ESCURA

Sinal de diabetes.

Como se Manifesta

Pode ser causado por vários fatores: obesidade, sedentarismo ou tendência genética. A diabetes causa problemas circulatórios que provocam o escurecimento da pele, feridas de difícil cicatrização e alterações na sensibilidade.

O que fazer

O médico indica a maneira correta de conviver com o problema, com mais saúde e disposição. É importante usar calçados confortáveis, lavar e enxugar bem os pés, cortar as unhas de forma reta e usar hidratante para pele seca.

PELE COM MANCHAS

A pele com manchas indica sinal de alteração no sistema imunológico.

Como se Manifesta

Diversos tipos de manchas podem ser causados pelo lúpus. Nesse caso, costumam ser avermelhadas ou castanhas, formando no rosto uma imagem semelhante às asas de uma borboleta. Também são comuns manchas em forma de disco, feridas no nariz e na boca, cansaço, febre, dores e inchaço nas articulações.

O que fazer

Evite o sol, para não piorar as lesões.

PELE PÁLIDA

Sina l de anemia.

Como se Manifesta

Surge quando o sangue está com falta de hemoglobina, a substância que transporta o oxigênio e todas as células do organismo. Um dos principais sintomas da anemia é a palidez. A cor desaparece da pele, das mucosas e do lado interno das pálpebras do olho.

O que fazer

A palidez não é o único sintoma de anemia. Por isso, é importante procurar um médico e fazer análises ao sangue. A doença é comum em gestantes.

Actuali