Queda Cabelo- Causas e tratamento
A queda de cabelo é um problema que atinge muitos homens e mulheres e que compromete a autoestima de todos, mas também pode ser um sinal de que algo mais grave esteja acontecendo, sendo assim, se seu cabelo começou a cair muito deve começar a se preocupar.
É comum perder cerca de 80 fios de cabelo por dia, porém, quando isso aumenta e de repente começa a cair tufos de cabelo no pente, travesseiro ou banheiro, aí é um sinal que as coisas não estão bem.
Causas da Queda de Cabelo
Uma das principais causas da calvície é a hereditariedade, então se seu pai é careca terá muitas chances de perder os cabelos, além da genética, outros fatores que causam a queda de cabelo são:
- desequilíbrios hormonais
- uso de anticoncecional
- anemia
- deficiência de vitaminas
- problemas na tireoide
- doenças infeciosas, seborreia
- estresse
- oleosidade excessiva
- mudança no metabolismo
- uso de medicamentos
- excesso de química no cabelo
O que é muito comum em mulheres que fazem muita escova, tinge o cabelo, usam muito chapinha, entre outras coisas que enfraquecem os fios.
Tratamentos para queda de cabelo
Existem vários tratamentos para quem sofre de perda de cabelo, porém, é importante começar cedo, logo que surgem os primeiros sinais como dificuldade do cabelo crescer, perda em excesso dos fios e entradas no couro cabeludo, é necessário começar o tratamento antes que o bulbo capilar morra.
A queda de cabelo pode ser tratada com: mesoterapia, xampus específicos, uso de medicamentos e vitaminas e implantes capilares, mas antes de iniciar qualquer tratamento é importante procurar um médico para saber a causa específica para a perda dos fios.
Atualmente existem no mercado muitos produtos e medicamentos para tratar a perda de cabelo, os mais conhecidos são: Imecap Hair que além das cápsulas existem também outros produtos que oferecem um tratamento completo, o Monovin A que gerou grande polêmica quando começou a ser usado por se tratar de um produto veterinário usado para dar vida aos pelos dos cavalos, Avicis, Betatrinta, Finasterida, Pantogar, sendo que, mesmo alguns desses produtos e medicamentos tendo seu uso liberado é indicado usar só com indicação médica.
O implante de cabelo é uma última alternativa, pois, é um procedimento recomendado para quem já se submeteu aos demais tratamentos com medicamentos e produtos e não surtiram efeitos, esse procedimento é doloroso e caro, mas é uma opção definitiva.
Portanto se seu cabelo está caindo mais que o normal não deixe de procurar um médico para saber a causa e começar logo um tratamento, porque quanto antes tratar o problema da queda dos fios mais chances terá de manter seus cabelos e não entrar para o grupo dos carecas.