Benefícios do Milho

O milho é um grão delicioso, popular e disponível, sendo a base da alimentação nos Estados Unidos, México, e em muitos países ao redor do mundo.

Além disso, o milho tem muitíssimos preparos e traz uma gama extensa de benefícios para a nossa saúde.

Isso porque o milho é rico em: antioxidantes, proteína, fibras, ácido fólico, calorias, vitaminas e minerais.

Nesse artigo falaremos um pouco a respeito dos principais benefícios que o milho pode trazer para nossa saúde.

5 Benefícios do milho para a Saúde

Melhora a saúde do coração

Existem pesquisas recentes indicando que o óleo de milho pode ter propriedades antiaterogênicas. Antiaterogênicas significa que possibilita a redução do excesso de colesterol das paredes vasculares, reduzindo assim os riscos de se desenvolver doenças cardiovasculares.

Essa poderosa ação se deve aos ácidos graxos, entre eles o ômega 3, presentes no óleo de milho.

Eles têm a capacidade de reduzir o colesterol ruim impedindo assim a ocorrência da obstrução das artérias e o aumento da pressão arterial.

Tudo isso comprova o efeito do milho na prevenção dos problemas cardíacos.

Controla o diabetes

Acredita-se que o aumento do consumo de vegetais orgânicos, como o milho, está associado à redução do diabetes.

O milho tem essa indicação, pois contém fito químicos que podem controlar a absorção e a libertação de insulina no organismo, reduzindo assim a ocorrência de picos de açúcar e evitar até mesmo o aparecimento de gota em pacientes diabéticos.

Porém é preciso não consumir milho em excesso, mas sim moderadamente.

Previne doenças do trato digestivo

Consumir milho cozido ou pipoca aumenta a saciedade e as fibras presentes no milho possibilitam a proliferação de bactérias benéficas ao nosso intestino grosso.

Essas bactérias processam os ácidos graxos de cadeia curta, responsáveis por fornecer energia para as nossas células intestinais. Isso reduz o risco de contrair câncer de cólon.

Protege os olhos

Os antioxidantes presentes no milho como os carotenoides luteína e zeaxantina, podem ajudar bastante na saúde dos olhos.

Estes carotenoides estão contidos na variedade amarela do milho e são conhecidos como pigmentos maculares importantes.

Eles ficam na superfície interna da retina, que recebe a luz. Sua função é proteger a retina de danos causados por luz intensa.

Esses carotenoides presentes no milho podem prevenir a degeneração macular e a catarata.

Melhora a saúde da pele e sistema imunológico

O milho é rico em betacaroteno, que sintetiza a vitamina A no organismo. Por sua vez a vitamina A é fundamental para a visão, pele, membranas mucosas e sistema imunológico.

O betacaroteno também combate doenças como o câncer e males do coração. Portanto quem quer ter um sistema imunológico e uma pele saudáveis pode encontrar no milho um grande aliado.

Actuali