Tratamento para dentes sensíveis
Se você tem dentes sensíveis, sabe certamente o incómodo que é a sensação de dor que pode ocorrer em gestos tão simples como beber água, ou simplesmente tocar com a língua na zona da gengiva.
Neste artigo poderá saber mais sobre o que provoca os dentes sensíveis e como prevenir e tratar este problema.
Os dentes têm zonas mais sensíveis, onde existem pequeníssimas ramificações dos nervos, que ligam o dente ao nosso sistema nervoso.
Quando o dente está mais fraco, seja devido a uma fratura, uma racha minúscula no esmalte, uma cárie, perda de esmalte, ou devido a algum problema nas gengivas, qualquer estímulo é o suficiente para gerar uma resposta dolorosa comunicada por essas ramificações.
Tratamento para dentes sensíveis
Antes de se passar para um tratamento mais específico, o dentista geralmente aconselha começar por cuidados paliativos, tais como a utilização de um creme dental para dentes sensíveis.
Este tratamento pode ter maior ou menor sucesso, dependendo do grau do problema, e da sensibilidade de cada pessoa.
Se este tratamento não surtir o efeito desejado, passa-se então a um tratamento mais específico.
Os tratamentos para dentes sensíveis são geralmente à base de substâncias como o ferrocianeto de potássio, nitrato de prata ou cloreto de zinco.
Estes tratamentos consistem em diluir a substância recomendada pelo médico dentista numa determinada forma, também ela definida pelo dentista, e de acordo com cada caso. Este tipo de aplicação é tópica, pois é feita diretamente no dente e na gengiva.
Contudo, este tratamento pode ter maior taxa de sucesso quando aplicado através de raios laser, ou então, através de deposição eletrolítica.
Quando mesmo assim, o tratamento não for suficiente para resolver o problema, pode ser necessário a aplicação de cortisona, e em último caso, a extração da ramificação nervosa.
Como prevenir o aparecimento de dentes sensíveis
Há um conjunto de cuidados que deve ter para prevenir o aparecimento de dentes sensíveis. De seguida apresentamos uma lista dos principais cuidados que deve seguir.
Não ranger os dentes;
Não escovar com muita força;
Ter uma boa higiene bucal;
Evite alimentos muito ácidos;
Opte por um creme dental que ajude a fortalecer os dentes;
Consulte regularmente o seu médico dentista.