Como identificar os sintomas da depressão
A depressão é um problema que afeta cada vez mais pessoas em todo o mundo, muitas vezes associada a uma doença feminina, são cada vez mais os homens que assumem sofre deste problema, que deve ser tratado o mais rapidamente possível.
A depressão é muito mais do que sentir tristeza, a tristeza é um sentimento normal do ser humano, é importante saber distinguir uma simples tristeza ou desmotivação, de um sentimento profundo de vazio e de desmotivação que tem implicações na sua vida e que impede de levar uma vida normal e que interfere com a sua capacidade de trabalhar, estudar, comer, dormir e divertir-se.
Quem sofre de depressão sente longos períodos de extrema tristeza ou desespero, períodos que podem durar mais de 2 semanas, meses ou mesmo longos anos, em casos mais graves e profundos as pessoas deprimidas podem ter pensamentos de suicídio, a morte surge como a solução para os seus problemas.
Sintomas da depressão
Os sinais e sintomas da depressão variam de pessoas para pessoa e de caso para caso. Alguns sintomas são comuns.
Sentimento de vazia e falta de esperança na resolução dos problemas da sua vida.
Falta de interesse nas atividades diárias, como trabalhar, estudar ou divertir-se.
Alterações repentinas no peso e no apetite, pode sentir um aumento da fome ou a sua perda total.
Alterações do sono, pode sentir demasiado sono ou então passar longos períodos sem dormir.
Irritabilidade ou inquietação.
Perda de energia, pode sentir-se mais cansado, esgotado sem energia para fazer pequenas tarefas diárias como escovar o cabelo ou lavar os dentes.
Problemas de concentração, um dos sintomas da depressão é a dificuldade em se concentrar, ou de se lembrar de simples tarefas.
Dores de cabeça, dores nas costas, dores musculares e dor de estômago.
Sinais de depressão
Se acha que alguém próximo de si está com sintomas de uma depressão, esteja atento a alguns sinais como:
Falar na morte ou em matar-se;
Querer telefonar ou visitar algumas pessoas para dizer adeus;
Ter comportamentos de risco;
Problemas de relacionamento ou conjugal;
O apoio de familiares e amigos é muito importante na recuperação de uma depressão, mas deve sempre procurar ajuda de um profissional de saúde mental, neste momento existem imensos tratamentos eficazes para a depressão, desde a terapia psicológica, a medicação, e técnicas alternativas de relaxamento.