Sinais de Câncer do Pulmão Que Você Deve Conhecer
Mais de dezessete mil pessoas foram diagnosticadas com câncer de pulmão em 2016 no Brasil. Essa doença é terrível e noventa por cento dos casos são em fumantes.
A fumaça do cigarro contém mais de quatro mil substâncias nocivas ao organismo ela entra pelos brônquios e se distribui no interior do pulmão até alcançar os alvéolos onde fica presa a sujeira que carrega e não há o que a tire dali.
O maior sinal de alerta para esta doença é o fumo. Quem fuma tem o enegrecimento do pulmão, já quem não fuma tem o pulmão rosado, sendo comum inclusive, dos brônquios impregnados pelo tabaco ser possível retirar pedaços de grafite com a pinça durante uma cirurgia.
Sintomas do câncer de pulmão
A maioria das pessoas descobre o câncer de pulmão quando este já está bastante avançado, pois os sintomas são praticamente imperceptíveis. Se você é fumante, fique atento aos sintomas iniciais do câncer de pulmão.
Tosse
Se você está com tosse e não está gripado ou com virose, pode ser câncer de pulmão.
Se preocupe principalmente se a tosse durar mais de duas semanas e for uma tosse crônica.
Vá ao médico e ele pedirá provavelmente um raio-X para saber se é câncer de pulmão e se for com sangramento as chances infelizmente aumentam exponencialmente.
Falta de ar
Dificuldade respiratória é sempre um sinal de alerta pra o câncer de pulmão. Porém não é qualquer falta de ar.
Quando prestamos atenção de que certos afazeres físicos que fazíamos sem sofrimento agora causam muito cansaço e falta de ar, como, por exemplo, subir escadas e carregar um peso que você tem certeza que sempre foi capaz de carregar.
Caso isso esteja acontecendo um médico deve ser consultado de imediato.
Dor no peito
O câncer de pulmão pode causar dores nas costas, no peito e nos ombros, o que não tem nada a ver com tosse, ou seja, mesmo quando você não está tossindo tem essas dores e sente por todo o tórax.
O câncer de pulmão pode ser resultado de uma inflamação dos gânglios linfáticos ou metástase, que causam essas dores.
Chiado persistente
Quando esse assobio é persistente, o chiado nos pulmões provavelmente não é asma ou infecção comum, necessitando de uma consulta com um médico.
Rouquidão
Quando a rouquidão persiste por mais de duas semanas e não tem um motivo aparente, é necessário tomar muito cuidado e procurar um médico o mais rápido possível.
Se você for fumante e tiver ao menos dois desses sintomas, faça os exames necessários, mas a melhor maneira de prevenir um câncer de pulmão é jamais fumar, não faz sentido destruir a sua saúde e das pessoas próximas por um relaxamento momentâneo e barato.