O que Precisa Saber sobre o Colesterol

Cada vez mais se fala no colesterol, o colesterol bom e o colesterol mau, mas afinal o que é o colesterol?

O colesterol é uma substância encontrada em todas as células do corpo. O corpo precisa de alguma quantidade de colesterol para funcionar correctamente principalmente para produzir vitamina D e substâncias que ajudam a digerir a comida

O organismo produz este colesterol mas este também pode ser ingerido através dos alimentos.

Quais os Tipos de Colesterol

O colesterol circula no sangue ligado a uma proteína: este conjunto colesterol – proteína é, por isso, conhecido por lipoproteína. As lipoproteínas são classificadas em altas, baixas ou muito baixas, em função da respectiva proporção de proteína e gordura em cada uma, o que determina a sua densidade.

Lipoproteína de baixa densidade (LDL)

A lipoproteína de baixa densidade (LDL) é conhecida como o mau colesterol. A acumulação deste colesterol nas artérias , dificulta a correta circulação do sangue e pode levar a ataques cardíacos.

Lipoproteína de baixa densidade (HDL)

A lipoproteína de alta densidade (HDL) é conhecida como o bom colesterol. O HDL ajuda a transportar o colesterol para o  fígado, órgão responsável por expelir o colesterol do organismo.

Está cientificamente demonstrado que o bom colesterol (HDL), retira as gorduras das células e facilita sua eliminação do organismo, sendo benéfico ao organismo. Já o mau colesterol (LDL), ajuda as gorduras a entrarem nas células, fazendo com que o excesso seja acumulado nas artérias, trazendo diversos malefícios.

O colesterol alto é uma doença silenciosa porque não apresenta sintomas, no entanto é uma das mais fatais. A melhor maneira de vigiar é fazer exames sanguíneos.

Os níveis ideais de colesterol no sangue são

  • Colesterol Total – abaixo de 200mg/dL de sangue;
  • Bom Colesterol (HDL) – acima de 35mg/dL de sangue;
  • Mau Colesterol (LDL)-abaixo de 130mg/dL de sangue.

Como evitar o colesterol alto?

  • Dieta
  • Exercício físico
  • Perda de peso
  • Mudança do ritmo de vida

Alimentos ricos em colesterol

Bacon, chantilly, ovas de peixes, biscoitos amanteigados, doces cremosos, peles de aves, camarão, queijos amarelos, carnes vermelhas ‘gordas’, gema de ovos, sorvetes cremosos, creme de leite, lagosta, vísceras.

Alimentos que ajudam a reduzir o colesterol (impedindo a absorção deste pelo instestino)

Aipo, couve-de-bruxelas, ameixa preta, couve-flor, amora, ervilha, pão integral, aveia, farelo de aveia, pêra, cenoura, farelo de trigo, pêssego, cereais integrais, feijão, cevada, figo, vegetais folhosos.

Actuali