Laxante natural- Dicas para evitar a prisão de ventre
A prisão de ventre é um problema que afeta muitas pessoas, desde os bebês aos mais adultos. A prisão de ventre causa bastante desconforto.
São muitas as razões pra o seu aparecimento, mas as principais causas são o stresse, na alimentação desregulada e na falta de exercício físico.
Existem alimentos que ajudam a aliviar este problema, elas funcionam como laxante natural : A ameixa e o kiwi.
Causas da Prisão de ventre
O organismo funciona de diferentes formas, o funcionamento do intestinos varia de pessoa para pessoa. As mulheres são as que mais sofrem com este problema.
A prisão de ventre está muitas vezes associada a um desequilíbrio alimentar. Para combater este problema deve ajustar a sua alimentação e incluir muitas fibras.
A sua alimentação diária deve incluir legumes e a fruta, são alimentos ricos em hidratos de carbono, vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras.
Deve incluir o consumo de fruta em todas as refeições, deve consumir 5 doses de frutas e legumes na sua alimentação todos os dias.
Laxante natural
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um consumo diário de 25g de fibras. Para isso dever-se-á consumir cerca de 400 g de fruta e legumes por dia e cereais integrais.
Os alimentos que contém mais quantidade de fibra são o kiwi e a ameixa.
Benefícios da ameixa no combate à prisão de ventre
Um estudo de 2007, publicado na revista Nutrition Research, esclarece que a ingestão regular de ameixa em sumo tem um efeito laxante suave no alívio dos sintomas gastrointestinais.
Ao fim de três semanas, e de dois copos de sumo por dia, o grupo de 54 voluntários (13 homens e 41 mulheres) relatou menos problemas em evacuar durante o período da análise. Uma evidência científica que vem reforçar que o consumo da ameixa (em sumo, ao natural, ou em dose de fruta bebível) actua enquanto estimulante natural dos intestinos.
Benefícios do kiwi no combate à prisão de ventre
O consumo diário de kiwi também actua enquanto laxante natural, garantindo um trânsito intestinal regular.