Laxante natural- Dicas para evitar a prisão de ventre

A prisão de ventre é um problema que afeta muitas pessoas, desde os bebês aos mais adultos. A prisão de ventre causa bastante desconforto.

São muitas as razões pra o seu aparecimento, mas as principais causas são o stresse, na alimentação desregulada e na falta de exercício físico.

Existem alimentos que ajudam a aliviar este problema, elas funcionam como laxante natural : A ameixa e o kiwi.

Causas da Prisão de ventre

O organismo funciona de diferentes formas, o funcionamento do intestinos varia de pessoa para pessoa. As mulheres são as que mais sofrem com este problema.

A prisão de ventre está muitas vezes associada a um desequilíbrio alimentar. Para combater este problema deve ajustar a sua alimentação e incluir muitas fibras.

A sua alimentação diária deve incluir  legumes e a fruta, são alimentos ricos em hidratos de carbono, vitaminas, minerais, antioxidantes e  fibras.

Deve incluir o consumo de fruta em todas as refeições, deve consumir 5 doses de frutas e legumes na sua alimentação todos os dias.

Laxante natural

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um consumo diário de 25g de fibras. Para isso dever-se-á consumir cerca de 400 g de fruta e legumes por dia e cereais integrais.

Os alimentos que contém mais quantidade de fibra são o kiwi e a ameixa.

Benefícios da ameixa no combate à prisão de ventre

Um estudo de 2007, publicado na revista Nutrition Research, esclarece que a ingestão regular de ameixa em sumo tem um efeito laxante suave no alívio dos sintomas gastrointestinais.

Ao fim de três semanas, e de dois copos de sumo por dia, o grupo de 54 voluntários (13 homens e 41 mulheres) relatou menos problemas em evacuar durante o período da análise. Uma evidência científica que vem reforçar que o consumo da ameixa (em sumo, ao natural, ou em dose de fruta bebível) actua enquanto estimulante natural dos intestinos.

Benefícios do kiwi no combate à prisão de ventre

O consumo diário de kiwi também actua enquanto laxante natural, garantindo um trânsito intestinal regular.

Advertisement