Intolerância à lactose

Com frequência, a intolerância à lactose é confundida com uma alergia ao leite. Se bem que ela esteja essencialmente presente no leite e seus derivados, a lactose é um açúcar complexo que pode por vezes ser adicionado a outros produtos alimentares. Recordar o que é a lactose é por isso prioritário para compreender a patologia. Convém igualmente explicar porque razão falamos de intolerância e não de alergia alimentar.

Tipos de intolerância à lactose

A intolerância lactose é, normalmente, adquirida ao longo da vida mas pode ser o resultado temporário de uma infeção ou lesão da mucosa intestinal. Estes são os dois tipos mais comuns:

Intolerância primária

É uma condição permanente, determinada geneticamente e que se desenvolve ao longo do tempo, com a diminuição da produção de lactase, da infância à idade adulta. O desconforto sentido é variável e depende da quantidade de lactose consumida, do grau de insuficiência de lactase e da composição nutricional do alimento ingerido. Existem situações muito raras em que uma criança pode nascer já sem a capacidade de produzir lactase, rejeitando o próprio leite materno.

Intolerância secundária

CONTINUAR A LER