Intolerância à lactose

Com frequência, a intolerância à lactose é confundida com uma alergia ao leite. Se bem que ela esteja essencialmente presente no leite e seus derivados, a lactose é um açúcar complexo que pode por vezes ser adicionado a outros produtos alimentares. Recordar o que é a lactose é por isso prioritário para compreender a patologia. Convém igualmente explicar porque razão falamos de intolerância e não de alergia alimentar.

Tipos de intolerância à lactose

A intolerância lactose é, normalmente, adquirida ao longo da vida mas pode ser o resultado temporário de uma infeção ou lesão da mucosa intestinal. Estes são os dois tipos mais comuns:

Intolerância primária

É uma condição permanente, determinada geneticamente e que se desenvolve ao longo do tempo, com a diminuição da produção de lactase, da infância à idade adulta. O desconforto sentido é variável e depende da quantidade de lactose consumida, do grau de insuficiência de lactase e da composição nutricional do alimento ingerido. Existem situações muito raras em que uma criança pode nascer já sem a capacidade de produzir lactase, rejeitando o próprio leite materno.

Intolerância secundária

É uma condição temporária e ocorre porque a atividade da lactase é reduzida devido a doenças ou lesões que prejudicam a mucosa intestinal (doença celíaca não tratada e/ou doença de Chron). Quando a doença ou a lesão se cura, a atividade da lactase é recuperada. Contudo, pode ser permanente se a lesão for irreversível, como acontece no caso de intervenção cirúrgica com resseção intestinal.

laktose milk

Sintomas de Intolerância à lactose

Os sintomas ocorrem muitas vezes de 30 minutos a 2 horas após a ingestão de produtos lácteos e são frequentemente aliviados quando a ingestão de produtos lácteos é interrompida. Grandes doses de produtos lácteos podem piorar os sintomas.

Os sintomas incluem:

  • Inchaço abdominal
  • Cólicas
  • Diarreia
  • Gases (flatulência)
  • Náusea

Bebês ou crianças podem ter um crescimento mais lento ou perda de peso.

Tratamento para Intolerância à Lactose

O tratamento da intolerância à lactose é baseado na dieta de exclusão de leite de vaca controlando assim os sintomas.Outra forma de tratar a intolerância à lactose é ingerindo a lactase, enzima que não é produzida nos intolerantes, que pode ser comprada em farmácias de manipulação ou farmácias convencionais. Esta enzima pode ser adicionada aos produtos feitos com leite ou mesmo ingerida por via oral antes da ingestão desses alimentos.

Porém é muito importante que o paciente com intolerância à lactose aprenda a utilizar outros Alimentos ricos em cálcio para suprir a necessidade de cálcio do seu organismo.

Actuali