Como é Feita a Endoscopia ?

A endoscopia costuma assustar muito as pessoas pela crença de que esse exame é muito doloroso e invasivo, mas a endoscopia é ainda o melhor e mais conclusivo exame do aparelho gastro intestinal, sendo fundamental para diagnosticar e tratar centenas de doenças que ocorrem no sistema digestivo.

Então é importante entender melhor o funcionamento e procedimento desse exame, até para desmistificá-lo e tirar das pessoas esse medo que as impede muitas vezes de receber o melhor tratamento, possibilitando um melhor prognóstico para aqueles que por um acaso estejam acometidos de alguma doença grave.

O que é a endoscopia ?

Para compreender esse complicado exame e seu procedimento é necessário saber exatamente do que se trata.

A endoscopia é uma técnica médica através da qual é possível conseguir imagens da parte interna do sistema digestivo através de um aparelho introduzido no corpo.

A endoscopia é um exame cada vez mais comum e menos invasivo.

Quais os tipos de endoscopia?

Os diferentes tipos de endoscopia dependem do lugar onde o endoscópio será colocado e o que ele irá analisar. A endoscopia de cólon, por exemplo, tem por nome colonoscopia.

Na colonoscopia o endoscópio é introduzido no intestino grosso. A endoscopia de útero recebe o nome de histeroscopia.

Neste caso, o procedimento é realizado através da introdução do endoscópio no canal uterino.

Existe ainda a broncoscopia, que analisa o sistema respiratório. Na broncoscopia o endoscópio é posto na boca. A esofagogastroduodenoscopia serve para analisar o estômago, esôfago e duodeno e tem o endoscópio também introduzido pela boca.

A enteroscopia examina o intestino delgado. A rinoscopia analisa o lado interno do nariz.

Por fim existem muitas outras endoscopias, como a faloscopia, que analisa a trompa de Falópio, a artroscopia, para análise interior de alguma articulação, a fetoscopia, responsável pela análise do feto, a toracoscopia, para análise de órgãos da região peitoral e a cistoscopia, que é utilizada para examinar o trato urinário.

Como funciona a endoscopia?

Este é o motivo deste artigo, explicar para você como funciona a endoscopia. Na endoscopia o endoscópio é colocado na área que se quer analisar.

O endoscópio é um aparelho munido de uma fonte de luz e uma câmera de vídeo, ou como no caso dos fibroscopios, uma fibra ótica para gerar as imagens.

Têm-se usado câmeras com uma resolução cada vez mais perfeita e impressionante.

O endoscópio dentro do paciente ilumina e capta as imagens dentro da pessoa e transmite-as para uma tela. Essas incríveis e pequenas câmeras são capazes de multiplicar a imagem em até 100 vezes atualmente, permitindo um impressionante e certeiro diagnóstico.

Esse exame é bem rápido e pode ser executado até mesmo em um ambulatório, utilizando apenas um sedativo simples no paciente.

Devido aos detalhes das imagens adquiridas pela endoscopia e por ser pouco invasiva no momento, este é sem duvidas um dos principais exames da atualidade.

Actuali