Dieta balanceada

Atualmente são cada vez mais as pessoas que se preocupam com o seu peso e a sua saúde. Como tal, é crescente a procura por hábitos de vida mais saudáveis, como a adoção de uma dieta balanceada e a prática de atividade física.

Se pretende melhorar a sua qualidade de vida, a sua saúde, e controlar o seu peso, então confira as nossas dicas sobre como ter uma dieta balanceada.

Dicas para ter uma dieta balanceada

Uma dieta balanceada e equilibrada deve ser composta por todos os grupos alimentares, contudo, com diferentes proporções e quantidades.

Ao contrário do que algumas vezes se ouve, não se deve cortar com determinados alimentos, como gorduras ou hidratos de carbono.

Afinal, todos os nutrientes são essenciais ao organismo, e caso corte algum deles, este irá ressentir-se. Contudo, é fundamental ingerir todos os nutrientes nas devidas quantidades.

Dieta-Balanceada

Dicas da Dieta Balanceada

A sopa é um dos pratos mais importantes numa dieta balanceada. Rica em nutrientes protetores como vitaminas, fibras e minerais, é no entanto pobre em calorias.

Ora, ao começar uma refeição com a sopa, estará a dar ao seu corpo esses nutrientes essenciais, ao mesmo tempo que ajuda a saciar a fome, não ingerindo tanta quantidade de outros nutrientes.

Uma das formas de garantir que o seu prato se adequa a uma dieta balanceada é através das suas cores.

Um prato colorido é sinal de variedade e nutrientes e substâncias diferentes, nutrindo de uma forma mais completa o seu organismo.

As quantidades são um dos pontos mais importantes numa dieta balanceada. Dessa forma, procure comer mais vezes durante o dia, impedindo que o seu organismo tenha picos demasiado altos de fome, que o farão comer mais, e em alturas em que o corpo absorve tudo.

A água é essencial numa dieta balanceada. Além de ajudar a saciar e a controlar o apetite, é ainda fundamental para o correto funcionamento do organismo. Deve beber no mínimo 1,5 litros de água por dia.

Uma dieta variada não significa que não se devam evitar alguns tipos de alimentos. Exemplos como os fritos, alimentos processados, refrigerantes e bebidas alcoólicas devem ser evitados, já que apresentam muitos mais malefícios que benefícios para o seu organismo.

Por fim, a prática de exercício físico é fundamental para que a dieta balanceada resulte num controlo de peso efetivo, mas também, em maiores ganhos para a sua saúde.

Procure realizar atividade física de uma forma regular, 3 a 4 vezes por semana, adequada à sua forma.

Actuali

Leave a Reply