Dicas para Parar de Roncar

Roncar não é das coisas mais agradáveis, especialmente para quem dorme junto a si. No entanto, se o ronco é mais desagradável para quem está ao lado, é também algo que deve preocupar o responsável por esse som.

Afinal, pode ser constrangedor em algumas situações, e nalguns casos, mesmo sinal de algum problema de saúde. Se você quer deixar de ressonar, então confira as nossas dicas para parar de roncar.

Na realidade o ronco pode ser um problema grave para a saúde porque o impede de ter um bom descanso. O descanso é fundamental para recarregar as boas energias.

Dicas para Parar de Ressonar

Existem muitas razões para o ronco, é importante ir ao médico para determinar as causas e consequentemente o melhor tratamento. Confira algumas das principais causas.

Dica 1

Tratar alergias respiratórias

As alergias respiratórias causam frequentemente estreitamento das vias aéreas, promovendo assim o ronco.

Dessa forma, uma das dicas para parar de roncar é verificar se tem alergias respiratórias e tratá-las com orientação médica.

Dica 2

Não dormir virado para cima

A posição que mais estimula o surgimento do ronco é de barriga para cima. Dessa forma, evite esta posição, preferindo dormir de barriga para baixo ou de lado.

Dica 3

Moderar a ingestão de álcool

Beber muito álcool pode causar o relaxamento exagerado dos músculos à noite, provocando o ronco.

Por essa razão, mesmo pessoas que normalmente não ressonam, podem roncar após um jantar com muito álcool.

Dica 4

Consultar o médico

O roncar pode ser um sintoma de uma doença chamada apneia de sono.

Esta doença caracteriza-se pela diminuição de oxigénio no sangue devido a interrupções na ventilação pulmonar, causada pelo estreitamento das vias respiratórias.

Este é um problema de saúde que pode ter efeitos graves, e dessa forma, deve procurar um médico para confirmar ou despistar a doença.

Dica 5

Perder peso

A acumulação de gordura, especialmente na zona do pescoço, dificulta a passagem do ar na faringe, sendo por isso um dos fatores responsáveis pelo ronco.

Por essa razão, perder aquele peso a mais é uma das dicas para parar de roncar.

Claro que perder o peso não cura, mas ajuda a reduzir as possibilidades de ressonar.

Dica 6

Alinhar os dentes

Nalgumas situações, os dentes em posição incorreta podem favorecer o ronco. Para saber se realmente esse é um problema consulte um dentista.

Siga as nossas dicas para parar de roncar, e comece a ter noites mais descansadas, especialmente para quem dorme junto a si.

Advertisement