Dicas para melhorar a sua memória

Hábitos como trocar o sofá por um passeio no parque, fazer jogos ou uma leve mudança na dieta ajudam a manter a sua mente saudável e ativa

Anda a sentir-se distraída? Regressa da rua sem comprar tudo o que precisava? Não consegue somar os preços dos produtos no supermercado com agilidade? Aprenda connosco cinco truques para estimular o seu cérebro

Jogue

Como? Alguns minutos por dia, dedique-se a um passatempo, como quebra-cabeças, sudoku ou jogos de telemóvel ou computador.

Porquê? Este tipo de jogos torna mais rápida a nossa habilidade de analisar as informações

Como funciona? Os desafios ativam a região do cérebro que não é usada durante a leitura ou outras atividades diárias, para além de estimular o crescimento de novos neurónicos.

Exercite-se

Como: Convide o seu companheiro para caminhar, inscreve-se numa aula de ioga ou leve as crianças a andar de bicicleta.

Porquê? Mulheres que praticam atividades têm menos perda de memória ou problemas ligados ao envelhecimento da massa cinzenta.

Como funciona? O exercício físico estimula o corpo a produzir substâncias que protegem as células nervosas. Por outro lado, retardam as doenças vasculares que podem diminuir a atividade cerebral.

melhorar-memoria

Beba chá verde

Como? Prepare uma chávena quentinha sempre que sentir uma certa dificuldade em se concentrar.

Porquê? Pessoas que beberam o chá verde 10 minutos antes de um teste, mostraram-se mais atentas.

Como funcionar? As folhas contêm cafeina, um estimulante, e L-teanina, que induz o cérebro a emitir ondas relaxantes. Ou seja, fica alerta e calma ao mesmo tempo.

Consuma magnésio

Como? Acrescente farelo de trigo à sua dieta ou compre suplemento de magnésio em lojas especializadas.

Porquê? A falta deste mineral é o que nos faz esquecer o nome do vizinho ou o lugar onde estacionámos o carro no centro comercial.

Como funciona? O magnésio estimula as conexões entre as células do cérebro responsáveis pela memória de curto prazo, além de aumentar o espaço de memória de longo prazo.

Relaxe

Como? Reserve cinco minutinhos, a cada meia hora, para descansar a mente.

Porquê? As pausas ajudam a concluir uma tarefa, quando retomada, com mais facilidade.

Como funciona? Dar um folga ao cérebro faz com que ele consiga recuperar o atraso na descodificação de novas informações.

Actuali

Leave a Reply