Diarreia: O que é, causas, sintomas e tratamentos

A diarreia é uma doença muito comum, estando geralmente associada a intoxicações alimentares, infeções, entre outros. Caracterizada por vontades muito urgentes em evacuar, devido ao estado quase líquido das fezes, a diarreia é assim um problema bastante incómodo quando surge. Saiba mais sobre a diarreia – o que é, causas, sintomas e tratamentos.

diarreia

Diarreia – o que é ?

A diarreia é uma doença que se caracteriza por várias evacuações de fezes líquidas ou quase líquidas durante o dia, com muita frequência e sem controle. Este é um problema geralmente agudo, que dura normalmente apenas alguns dias, havendo no entanto também situações crónicas, relacionadas com outras doenças.

Causas da diarreia

A diarreia pode ter várias causas na sua origem, sendo a mais comum a infeção. Esta pode ser provocada por bactérias, vírus, ou outros parasitas. A infeção causa depois uma gastroenterite, o que leva ao comprometimento dos órgãos do sistema digestivo, levando assim ao desenvolvimento da diarreia. Há ainda outras causas, como a toma de alguns medicamentos (como por exemplo alguns quimioterápicos, laxantes e antibióticos). A diarreia pode também ser um sintoma de doenças como a intolerância à lactose, doença celíaca, doença de Chron, síndrome do intestino irritável, entre outras.

Sintomas de diarreia

Os sintomas da diarreia são claros e facilmente identificáveis. Estes incluem:

CONTINUAR A LER