Diarreia: O que é, causas, sintomas e tratamentos
A diarreia é uma doença muito comum, estando geralmente associada a intoxicações alimentares, infeções, entre outros.
Caracterizada por vontades muito urgentes em evacuar, devido ao estado quase líquido das fezes, a diarreia é assim um problema bastante incómodo quando surge. Saiba mais sobre a diarreia – o que é, causas, sintomas e tratamentos.
Diarreia – o que é ?
A diarreia é uma doença que se caracteriza por várias evacuações de fezes líquidas ou quase líquidas durante o dia, com muita frequência e sem controle. Este é um problema geralmente agudo, que dura normalmente apenas alguns dias, havendo no entanto também situações crónicas, relacionadas com outras doenças.
Causas da diarreia
A diarreia pode ter várias causas na sua origem, sendo a mais comum a infeção. Esta pode ser provocada por bactérias, vírus, ou outros parasitas.
A infeção causa depois uma gastroenterite, o que leva ao comprometimento dos órgãos do sistema digestivo, levando assim ao desenvolvimento da diarreia. Há ainda outras causas, como a toma de alguns medicamentos (como por exemplo alguns quimioterápicos, laxantes e antibióticos).
A diarreia pode também ser um sintoma de doenças como a intolerância à lactose, doença celíaca, doença de Chron, síndrome do intestino irritável, entre outras.
Sintomas de diarreia
Os sintomas da diarreia são claros e facilmente identificáveis. Estes incluem:
- fezes líquidas na evacuação;
- falta de controle e sensação de grande urgência em evacuar;
- dores na região abdominal (nalguns casos).
Como tratar a diarreia
De uma forma geral, a diarreia aguda tem um tratamento muito simples, onde o principal cuidado é assegurar a ingestão de líquidos, de modo a evitar que o paciente fique desidratado.
Como a razão das fezes líquidas é o facto de os intestinos deixarem de absorver a água como normalmente, é necessário ingerir mais líquidos de modo a hidratar o organismo.
Há ainda medicamentos que podem ser prescritos, que têm como função secar as fezes. Apesar de poder comprar estes medicamentos sem prescrição médica, evite tomá-los sem orientação médica.