Como melhorar a vida do alérgico em casa
Em casa, a principal forma de evitar alergias é impedir que os aeroalérgenos sejam inalados pelas pessoas. Para isso, duas medidas são fundamentais: tratar o ar (via de transmissão) e combater as fontes (focos de contaminação).
Principais alérgenos presentes no ar:
- Alérgenos de ácaros
Os ácaros “domésticos” encontram-se principalmente em colchões e sofás, sendo que os fungos e os fragmentos de pele humana são as suas principais fontes de alimento. - Os alérgenos são encontrados nos esqueletos e, principalmente, nas bolotas fecais dos ácaros.
- Por serem muito leves, estes alérgenos são lançados ao ar após pequenas movimentações no ambiente.
- Mofo
Mofos são tipos de fungos que libertam no ar as suas estruturas reprodutivas, invisíveis a olho nu, chamadas esporos. - Estes, quando inalados, podem ser responsáveis por desencadear reações alérgicas e, em alguns casos, infeções.
- Alérgenos de animais de estimação
As substâncias que causam alergia encontram-se, principalmente, nas glândulas sebáceas, pele e saliva dos animais. - São proteínas, de tamanho microscópico, que podem permanecer no ar por horas e até dias. Além disso, são facilmente transportadas entre os ambientes, podendo ser encontradas até mesmo em locais em que não existem animais.
- Alérgenos de pólen
O pólen pode causar uma forma de rinite alérgica denominada sazonal, isto porque ocorre em determinada época do ano. - Neste caso, ocorre na Primavera, época em que a maioria das plantas florescem.
- O pólen é extremamente leve, dispersando-se através do ar.
Alguns conselhos importantes:
1- Ao lavar as roupas de cama, procure fazê-lo com água bem quente (acima de 55ºC), a cada 7 dias, a fim de eliminar os ácaros.
2- Se possível, utilize capas anti-ácaros nos colchões e travesseiros e evite travesseiros e edredão de penas.
3- Caso haja mofo, utilize uma solução para limpeza, de 1 parte de cloro para 4 partes de água. Não misture produtos à base de cloro com produtos à base de amónia. A mistura liberta gases tóxicos.
4 - Limpe todas as manchas de mofo que encontrar. Se o material for muito poroso e não puder ser totalmente limpo, descarte-o.
5- Espere que as superfícies estejam totalmente secas antes de voltar a dispor objectos sobre as mesmas.
6- Utilize exaustores em cozinhas e casas de banho. Esta medida diminui a humidade e evita a instalação de germes.
7- Ventile espaços fechados, tais como sótãos. Na verdade, a humidade relativa de qualquer ambiente deve estar sempre abaixo de 50%, pois acima disso, fungos, bactérias e ácaros desenvolvem-se mais rapidamente.
8- Realize a limpeza regular de sistemas de ar condicionado e desumidificadores, pois estes aparelhos acumulam, internamente, humidade ou sujidade, levando ao aparecimento de fungos e bactérias.
9- Quando ocorrerem danos causados por água, como no caso de enchentes, os materiais devem ser limpos e secos em 24 horas.
10- Retire o alérgico do ambiente quando for utilizado o aspirador do pó ou quando for feita a troca de lençóis, pois a concentração de ácaros, fungos e bactérias no ar aumenta no momento da limpeza.
11- Pessoas alérgicas devem evitar o uso de carpetes, pois o aspirador do pó não é capaz de remover todos os ácaros e fungos das suas fibras.