Como evitar o stress

O stress é o um dos maiores males que afecta a população mundial. Os sintomas variam entre as dores de cabeça, mau humor, choro compulsivo, esquecimento e batimentos cardíacos acelerados. As preocupações financeiras e familiares são algumas das principais causas do stress. Pode diminuir o stress na sua vida adoptando um conjunto de comportamentos saudáveis.

Sintomas do Stress – Como saber se estou stressado?

Geralmente, a pessoa estressada pode nem mesmo saber que se encontra em tal estágio de excesso de stress, sendo portanto importante a auto-avaliação de forma consciente e constante. Alguns dos sintomas que podem indicar-lhe se você anda um pouco estressado (bem como o nível de stress) são os seguintes:

Dores de cabeça e/ou músculos doloridos;
Esquecer coisas freqüentemente;
Preocupação, dificuldade em tomar decisões ou em concentrar-se;
Batimentos cardíacos acelerados, aumento da freqüência respiratória;
Mau humor, choros sem motivo ou mudanças de humor muito rápidas e/ou freqüentes;
Mãos frias e úmidas;
Tremores, gagueira, comer em excesso ou outras variações de comportamento decorrentes do nervosismo em excesso;
Aumento do risco de diabetes, de problemas com o colesterol, problemas cardiovasculares, etc.

A lista de sintomas não pára por aí, mas estes são os mais comuns e uma vez que diagnostique um ou mais deles, é bom começar a prevenir-se.

stress

3 Dicas para Evitar o Stress

Durma Bem

Dormir é fundamental para aliviar o stress do dia-a-dia, deve dormir entre 6 a 8 horas por noite no mínimo, aumente este número para 9 ou 10 horas caso seja um atleta que pratica desporto assiduamente.

Melhore a Sua Alimentação

Adopte uma alimentação saudável principalmente à base de vegetais, verduras e carnes brancas. Lembre-se que o seu organismo depende essencialmente do seu estilo de alimentação. Consulte a área destinada à nutrição para obter mais informações sobre este assunto.

Pratique Desporto Com Frequência

Faça uma caminhada de 10 minutos diariamente no mínimo dos mínimos. Aprenda a desfrutar da natureza como forma de terapia. A caminhada ajuda a descontrair os músculos e a abstrair-se das preocupações do dia-a-dia.

O stress não é, portanto, uma condição que deve passar batida. Pelo contrário, é importante que a pessoa saiba o que é o stress e suas possíveis consequências, pois assim a pessoa dará a devida atenção a esse processo no seu início, de modo que ele não evolua.

Actuali