Chá de Maracujá

O maracujá, além de ser um delicioso alimento, é também um fruto resultante de uma planta com propriedades medicinais. A Passiflora alata Dryand, também conhecida como flor da paixão, é a planta que dá o maracujá, e com o qual se podem fazer várias receitas caseiras indicadas para os mais variados problemas.

A planta do maracujá apresenta diversas propriedades, que depois serão bastante úteis no tratamento de várias doenças. Assim, o maracujá é ansiolítico, diurético, analgésico, antiespasmódico, e ainda, calmante.

Sendo assim, entre as várias indicações do maracujá, podem-se incluir a diabetes, ansiedade, insónias, irritabilidade, enxaquecas, cefaleias, dores musculares, transtornos nervosos, vertigens, palpitações, hipertensão arterial, taquicardia, nevralgias, dismenorreias espasmódicas, dispepsia nervosa, entre outras.

Pelas suas propriedades, o chá de maracujá tem portanto diversas indicações. Além das referidas, o chá de maracujá é também bastante benéfico a quem se encontra num processo de emagrecimento.

Chá-de-Maracujá

Como fazer Chá de maracujá

Ingredientes:
– 4 a 6 gramas de folhas da planta de maracujá;
– água.

Como preparar:
Coloque a água ao lume, e quando esta estiver a ferver, desligar e deitar na chávena. Colocar as folhas na chávena e esperar um pouco. Deve beber este chá todos os dias à noite.

Uma das partes do maracujá, a sua casca, é rica numa substância denominada de pectina. A pectina é uma fibra que tem a capacidade de diminuir a absorção de hidratos de carbono, bloquear a gordura, e ainda, de proporcionar a sensação de estar saciado. Sendo assim, um dos ingredientes chave da receita que iremos indicar de seguida é a farinha da casca do maracujá.

Sumo de maracujá para emagrecer

Ingredientes:
– dois copos de água;
– um maracujá grande;
– uma colher de chá de farinha de casca de maracujá;
– açúcar ou adoçante.

Como preparar:
Comece por cortar o maracujá ao meio, retirando de seguida a sua polpa. Coloque a polpa e a água no liquidificador, e misture tudo muito bem. No final, coloque a farinha e o açúcar ou adoçante, e mexa até estar ao seu gosto. Não se esqueça que este sumo é apenas uma ajuda, pois deve estar incluído num estilo de vida saudável.

Actuali

Leave a Reply