Calcanhar de Maracujá

Durante o decorrer da vida nós nos deparamos com diversas doenças, algumas mais graves e outras mais leves, mas todas são igualmente incômodas, entre elas podemos destacar a miíase, também conhecida como calcanhar de maracujá.

O que é calcanhar de maracujá?

Calcanhar de maracujá é uma doença grave, cujo nome científico é miíase, ela consiste em um profundo comprometimento do calcanhar.

Essa doença surge através do contato dos pés com as larvas da mosca varejeira, que costumam se instalar nos calcanhares. Essas larvas consomem a pele dos pés e também a sua parte interna, deixando o calcanhar esbranquiçado, parecido com as sementes de maracujá.

Na miíase primária a mosca varejeira deposita os ovos na pele saudável, e aí eles entram nos tecidos sadios e se transformam em larvas.

Essa doença também é conhecida como bicheira e é dividida em Migratória e Furunculoide.

Na miíase secundária, uma mosca de espécie não parasitária deposita as larvas  ou mucosas em regiões que já possuem feridas.

As larvas crescem por causa da condição necrosada dos tecidos, que estão em decomposição. A miíase secundária se divide em: cutânea, cavitária e intestinal.

Essa enfermidade também é conhecida como: miíase obrigatória, necrobiontófaga ou facultativa e pode se desenvolver no nariz, boca e olho.

Causas

Pode contrair a doença calcanhar de maracujá entrando em contato com a mosca varejeira, isso pode acontecer quando se caminha descalço ou pela picada da mosca, que deposita os ovos que rapidamente se transformam em larvas.

O calcanhar de maracujá ocorre quando a larva da mosca varejeira penetra no calcanhar. Depois que isso acontece, a área atingida fica avermelhada e inchada e surge um buraco por onde as larvas respirarão, provocando muitas coceiras e fisgadas.

Sintomas

Os sintomas do calcanhar de maracujá é a mudança na aparência do calcanhar ou da área afetada pelas larvas, dores agudas e fisgadas na pele, muita coceira e coloração vermelha e inchaço.

Tratamento

Para tratar o calcanhar de maracujá, um médico retira com a ajuda de uma lupa e uma pinça, os vermes da região, ou então medicação oral como Ivermectina ou são prescritas pomadas antibióticas.

Outro tratamento para o calcanhar de maracujá é a terapia larval, na qual são utilizadas moscas varejeiras criadas em laboratório, elas se alimentam dos tecidos podres, sem que as partes saudáveis sejam afetadas, neste tratamento, os pacientes não sentem dor, porque os tecidos consumidos já estão necrosados.O tratamento pode durar de 2 a 6 meses.

Prevenção

Para evitar a doença calcanhar de maracujá, a dica é fazer de tudo para não ter moscas em casa, pois elas são as causadoras dessa enfermidade, por isso use produtos que espantam as moscas como essências, óleos e difusores de ambiente. Não se esqueça de andar sempre calçado.

Actuali

Leave a Reply