10 Propriedades do Maxixe para a Saúde

Conhecido cientificamente como Cucumis anguria, o maxixe é uma planta trepadeira com casca verde e de forma oval possuindo espinhos moles que não machucam.

O maxixe é muito usado como tempero na cultura popular brasileira, principalmente no Nordeste e no Norte do Brasil.

O maxixe é muito usado em cozidos, ensopados e moquecas. Porém além de ser um tempero muito apreciado e com um forte sabor o maxixe tem muitas propriedades medicinais, sendo muito útil para tratar diversos problemas de saúde.

Nesse artigo explicamos quais são esses incríveis potenciais medicinais que vão fazer você gostar e utilizar muito mais o maxixe na sua dieta.

10 Benefícios do maxixe para a saúde

Contribui com um bom sistema imunológico

O zinco contido no maxixe fortalece o sistema imunológico, pois, o zinco ajuda a combater bactérias e vírus.

O maxixe previne a anemia

O maxixe é muito rico em ferro, o mineral mais importante na composição do sangue. Portanto o maxixe não só combate como também previne a anemia.

Auxilia em processos de emagrecimento

O suco feito à base de maxixe reduz sensivelmente o apetite, reduzindo assim a ingestão de comida e agilizando a perda de peso, além de combater o ganho de peso também.

Ajuda a controlar o diabetes

O maxixe diminui a glicemia no nosso organismo, sendo muito apropriado para as pessoas com pré-diabetes ou que já tenham desenvolvido a doença.

Melhora a saúde da pele

O maxixe contém grande concentração de vitamina C, que ajuda a manter uma boa saúde da pele. A vitamina C combate problemas da pele como o efeito casca de laranja das celulites e as linhas de expressão.

Contribui com uma boa contração muscular

Já que contém cálcio, o maxixe ajuda o nosso organismo a fazer boas contrações musculares, pois, os íons de cálcio têm o papel de regular a contração, bem como o relaxamento muscular. Portanto, o consumo regular de maxixe contribui com a realização de atividades físicas de forma mais eficiente.

Previne e combate a osteoporose

Voltando ao cálcio, como todos sabem o cálcio é componente dos ossos e tendões, além dos dentes e outras cartilagens, como joelhos, cotovelos, ombros entre outros. Isso tudo torna o maxixe excelente para todos, mas especialmente para quem já passou dos 60 anos.

Combate o mau colesterol

As vitaminas e os minerais presentes no maxixe combatem o LDL, que é o mau colesterol, responsável por sérios problemas de saúde, principalmente os cardiovasculares.

Combate as manchas brancas na unha – Essas incômodas manchas que aparecem nas unhas são resultado na maioria das vezes do baixo teor de cálcio no sangue, sendo mais um problema resolvido pelo maxixe.

Ajuda na cicatrização de ferimentos

Por ter grande concentração de vitamina C, zinco, ferro e outros minerais, o maxixe fornece nutrição para que o sangue consiga fazer uma boa cicatrização de ferimentos.

Actuali