Benefícios da Alface

Todo mundo sabe que os vegetais têm muitas substâncias que fazem bem a saúde, como a alface, que além de ser uma verdura deliciosa e fazer parte dos mais variados pratos, oferece muitos benefícios às pessoas.

A alface é um alimento com baixo valor calórico e rico em nutrientes. Ela possui 15 calorias a cada 100 gramas. Esse vegetal possui muita água, carboidratos, proteínas e fibras. A alface também é uma fonte de vitaminas A, B, C e K e minerais como fósforo, potássio, ferro, magnésio e cálcio.

7 Benefícios da Alface

Auxilia na perda de peso – A alface é um alimento com poucas calorias  e conta com fibras dietéticas que auxiliam na digestão e mantém a pessoa saciada por mais tempo. A alface também reduz o colesterol.

Ajuda na digestão – As propriedades da alface combatem a prisão de ventre e a indigestão. Por ser rica em fibras, auxilia na limpeza do intestino e por possuir vitamina C, é tida como um limpador natural que elimina as toxinas do corpo.

Fortalece os ossos – Ingerir alface ajuda a fortalecer os ossos, porque esse vegetal é rico em vitamina K, que ajuda na produção de uma proteína chamada osteocalcina, que é muito importante para o tecido ósseo. A alface também é rica em fósforo e cálcio, que aumentam a densidade e a força dos ossos e evitam a osteoporose.

Pele – A alface possui antioxidantes, como a vitamina C e o betacaroteno, substâncias que fazem com que a pele fique jovem, macia e radiante por muito tempo. Os antioxidantes encontrados na alface protegem a pele dos radicais livres e previnem sinais de envelhecimento precoce, pigmentação e rugas. A vitamina C presente na alface auxilia na construção do colágeno, fazendo com que a pessoa pareça mais jovem e melhora a circulação sanguínea deixando a pele brilhante.

Diabéticos – A alface possui baixo teor glicêmico e de acordo com especialistas, auxilia na produção de insulina, o que ajuda a controlar o nível de glicose no sangue.

Anemia e câncer – A alface é rica em ácido fólico, por isso é um ótimo auxiliar para evitar e tratar a anemia. Por ser rico em antioxidantes, esse alimento também combate os mais variados tipos de câncer.

Combate a insônia – A alface possui muitas propriedades calmantes, por isso, ela auxilia no combate a insônia.

Esses são alguns benefícios da alface, além deles, esse vegetal ainda controla os níveis de colesterol, fortalece as vias respiratórias e ainda combate os resfriados.

Portanto se procura um alimento barato, delicioso e muito bom para a saúde, adicione à sua alimentação diária a alface. Antes de consumir esse ou qualquer outro alimento, lave bem.

Actuali

Leave a Reply