Alimentos reguladores

A nutrição humana é constituída por um conjunto de nutrientes, cada qual com a sua função.

Desde os hidratos de carbono, que têm como função fornecer a energia necessária para o organismo funcionar, as gorduras, que permitem a manutenção da temperatura corporal, as proteínas, nutrientes construtores, e por fim, as vitaminas, minerais, fibras e água, cuja função principal é regular o funcionamento do organismo.

Apesar de muitas pessoas terem como hábito encher o seu prato com alimentos ricos em macronutrientes (hidratos, gorduras e proteínas), na realidade, e como mostra a Roda dos Alimentos ou a Pirâmide dos Alimentos, alimentos reguladores, isto é, ricos em vitaminas, minerais, fibras e água, deveriam ocupar um espaço muito maior na dieta diária.

São estes nutrientes que permitem que o corpo funcione melhor, e dessa forma, esteja mais protegido de doenças e de problemas de saúde.

alimentos-reguladores

Função dos alimentos reguladores

Como o próprio nome indica, os alimentos reguladores são alimentos que ajudam a regular o funcionamento do organismo.

São os nutrientes reguladores/ protetores que vão permitir o organismo estar devidamente hidratado, estar mais protegido contra os microrganismos, o intestino funcionar normalmente, sem obstipação ou diarreia, a pele, cabelo e unhas fortes e saudáveis, etc.

Como tal, é essencial que a sua dieta diária seja cada vez mais colorida, pois quanto mais cor um prato tiver, mais diversificados são os nutrientes reguladores e protetores que fornece ao seu organismo.

Confira de seguida uma lista de vários exemplos de alimentos reguladores que deverá integrar na sua alimentação.

Lista de alimentos reguladores

Os alimentos reguladores são quase todos de origem vegetal, como as frutas e verduras. Ricas em minerais, fibras, vitaminas e água, são assim alimentos essenciais em qualquer alimentação saudável e balanceada.

Confira de seguida uma lista de vários exemplos de alimentos reguladores: maçã, rabanete, beterraba, couve, espinafres, tomate, alface, cenoura, rabanete, pimentos, chuchu, brócolos, abóbora, abobrinha, citrinos (laranjas, tangerinas, tangeras), abacaxi, uva, ameixa, abacate, banana, etc.

Muitos destes alimentos contêm ainda outros nutrientes, como hidratos de carbono, sendo por isso fontes saudáveis de energia.

Comece já a aumentar o consumo de alimentos reguladores, e dê mais cor ao seu prato e mais saúde ao seu corpo.

Actuali

Leave a Reply