Alimentos Anti-Inflamatórios- Proteja-se com a Alimentação
Um anti-inflamatório é uma substância que ajuda a reduzir a inflamação causada por infeções, doenças ou outras condições de saúde. Sendo a inflamação um sintoma muito comum a um grande número de doenças e pequenos problemas de saúde, os medicamentos anti-inflamatórios são dos mais procurados e vendidos por todo o mundo.
Contudo, em situações menos sérias, a toma de químicos pode ser evitada ou reduzida. Há plantas medicinais e alimentos com propriedades anti-inflamatórias, que podem ajudar a aliviar um quadro de inflamação.
Confira de seguida uma lista de alimentos anti-inflamatórios.
Lista de alimentos anti-inflamatórios
Para que um alimento tenha propriedades anti-inflamatórias, tem que possuir algumas substâncias com essa capacidade.
Assim, alimentos anti-inflamatórios podem conter vitamina C, alicina, ómega 3, entre outros. Confira de seguida uma lista de alimentos anti-inflamatórios:
- cebola e alho;
- brócolos;
- citrinos, como laranja, limão, etc.;
- peixes, como por exemplo o atum, salmão ou sardinha;
- sementes de chia e sementes de linhaça;
- frutos vermelhos (por exemplo melancia, romã, framboesa, goiaba, morango ou cereja).
- leite fermentado e iogurte (alimentos probióticos).
Para usufruir das propriedades anti-inflamatórias dos alimentos da nossa lista, deve ingeri-los com alguma frequência.
Assim, deverá consumir diariamente os frutos e legumes indicados, bem como o leite fermentado e os iogurtes, peixe todos os dias numa das principais refeições, e ainda, utilizar as sementes de chia ou linhaça várias vezes ao dia.
Plantas com propriedades anti-inflamatórias
Além dos alimentos atrás mencionados, há ainda várias plantas medicinais que pode utilizar para reduzir a inflamação.
Entre elas incluem-se a curcuma, o gengibre, o verbasco ou o alcaçuz. Todos estes são utilizados em forma de chá, sendo excelentes opções naturais aos medicamentos anti-inflamatórios.
No entanto, é bom entender que nenhuma das opções aqui referidas, seja na nossa lista de alimentos, seja nos chás aqui apresentados, pode substituir a medicação prescrita pelo médico.
Estas soluções naturais não conseguem eliminar totalmente a inflamação, e como tal, devem ser vistos como complementos e como uma ajuda, e não como o tratamento principal.