Amenorreia - Causas e Tratamentos
Amenorreia é o nome dado à ausência de menstruações. Há alturas na vida de uma mulher onde a ausência do período é normal, como antes da puberdade, durante a gestação e após a menopausa.
Contudo, fora dessas ocasiões, a amenorreia geralmente é sintoma de algum problema.
Neste artigo poderá conhecer melhor o que é amenorreia.
Amenorreia - O que é ?
Considera-se que uma mulher tem amenorreia se tiver perdido no mínimo 3 ciclos menstruais consecutivos (amenorreia secundária), ou se ainda não tiver tido a primeira menstruação até aos 15 anos (amenorreia primária).
Sintomas de Amenorreia
O principal sintoma desta condição é a ausência da menstruação. Contudo, dependendo da causa específica, há outros sintomas que se podem manifestar:
- acne;
- alterações na visão;
- dores de cabeça;
- dor pélvica;
- excesso de pelos faciais;
- queda de cabelo;
- secreção de leite pelo mamilo.
Causas da amenorreia
As causas mais comuns da amenorreia são a gravidez, a amamentação e a menopausa. Estas são causas naturais e normais, não sendo sinal de qualquer problema. Também a toma da pílula tem esse efeito.
Há depois outras causas, como a toma de medicamentos, fatores de estilo de vida e doenças, que podem provocar a ausência de menstruação. Confira de seguida uma lista completa de causas da amenorreia.
- medicamentos (anti psicóticos, anti-histamínicos, quimioterapia, antidepressivos, medicamentos para pressão arterial);
- excesso de atividade física;
- peso muito baixo;
- dietas muito restritivas;
- ansiedade e stress;
- depressão;
- obesidade;
- desequilíbrios hormonais (síndrome dos ovários policísticos, distúrbios da tireoide, tumor na hipófise);
- sono insuficiente;
- cicatriz uterina;
- anormalidade estrutural da vagina;
- síndrome de Asherman;
- ausência de órgãos reprodutivos.
Tratamento de Amenorreia
Tendo em conta que há um grande número de causas, o tratamento difere consoante a origem do problema.
Se a causa é natural, então não é necessário tratamento. Contudo, caso haja alguma doença por detrás ou um fator de estilo de vida na sua origem, apenas com o seu tratamento ou a sua alteração é que poderá voltar a ter um ciclo menstrual normal.
Por exemplo, caso esteja a fazer quimioterapia, quando terminar, a menstruação irá voltar ao normal. Ou se tem algum desequilíbrio hormonal que esteja a causar o problema, com a sua resolução, o ciclo menstrual voltará ao seu ritmo habitual.
E ainda, se tem obesidade ou um peso muito baixo, ao aproximar-se do seu peso ideal, o problema tende a desaparecer.