7 Benefícios do Ómega 3 para Saúde

Quando se fala em alimentação saudável, muitas vezes cai-se no erro de querer colocar toda a gordura no mesmo grupo.

Na realidade, a gordura é um nutriente essencial para o funcionamento do organismo humano. Contudo, existem gorduras saudáveis e outras menos saudáveis, e como tal, é fundamental apostar nas primeiras e evitar as segundas. Uma das gorduras mais importantes para a saúde do corpo humano é o ómega 3.

Esta gordura, do grupo dos ácidos graxos, existente especialmente nalgumas sementes e peixes, oferece vários benefícios para o organismo. Confira de seguida 7 benefícios do ómega 3 para saúde.

Benefícios do ómega 3 para saúde

O ómega 3 é uma gordura de grande utilizada para o corpo humano, tendo um papel bastante importante na manutenção da sua saúde.

Confira de seguida 7 benefícios do ómega 3 para saúde.

Emagrecimento

Juntamente com o ómega 6, o ómega 3 otimiza o processo de emagrecimento, especialmente quando existe a prática regular de exercício físico.

Sistema nervoso

Além de assegurar o bom funcionamento do sistema nervoso, o consumo regular de o ómega 3 ajuda a reduzir a ansiedade e o stress do dia-a-dia. Esta gordura pode ainda ser muito útil na melhoria da capacidade de aprendizagem.

TPM

A ingestão regular de alimentos ricos em ómega 3 ajuda a combater a TPM.

Inflamações

Devido às suas propriedades, esta gordura tem um papel importante no combate a inflamações.

Sistema cardiovascular

O ómega 3 é uma gordura essencial no combate do colesterol LDL, o chamado de colesterol “mau”, promovendo dessa forma a regularização dos níveis adequados de colesterol no sangue, e assim, prevenindo problemas cardiovasculares.

Sistema imunitário

A ingestão regular de alimentos que contenham níveis altos de ómega 3 ajuda a fortalecer o sistema imunitário, deixando assim o seu corpo mais protegido contra as ameaças de microrganismos invasores.

Massa muscular

O ómega 3 otimiza os esforços de desenvolvimento muscular.

É importante destacar que o ómega 3, apesar de ser uma gordura saudável, não deixa de ser uma gordura, e como tal, com um nível calórico alto.

Dessa forma, a sua ingestão deve ser moderada, e se possível, orientada pelo seu médico.

Advertisement