Varizes na gravidez: O que fazer ?

A gravidez é uma fase em que a mulher sofre grandes alterações, tanto físicas, como emocionais. Estas alterações são naturais, dadas as mudanças que o organismo tem de sofrer para o desenvolvimento do bebê.

Se muitas dessas alterações são bem aceites pela grávida, há outras menos agradáveis. Uma dessas são as varizes.

As varizes são veias alargadas, devido à dificuldade da circulação do sangue, normalmente nas pernas, que ocorrem devido ao aumento de peso que elas têm de suportar durante a gestação.

Conheça aqui como evitar e tratar as varizes na gravidez.

varizes-gravidez

Como evitar as varizes na gravidez

As varizes resultam essencialmente da dificuldade de circulação do sangue que retorna pelas veias para o sangue, provocada pelo aumento de peso, sendo por isso normal que surjam nas pernas, que são os membros mais afastados do coração.

Existem alguns métodos que pode usar para prevenir o aparecimento das varizes, que iremos abordar mais abaixo.

Contudo, antes é importante realçar que o aumento do peso é um fator decisivo no desenvolvimento das varizes, e como tal, quanto mais peso aumentar, mais hipóteses existem de elas aparecerem.

Tenha uma dieta saudável e equilibrada, que lhe permita ganhar o peso ideal para uma grávida.

Um método simples para prevenir o aparecimento de varizes na gravidez é a utilização de meias elásticas, que irão fazer compressão nas pernas e facilitar a circulação sanguínea.

Normalmente as mulheres que já têm varizes devem usar uma compressão maior, e as que ainda não têm, uma compressão menor.

Para saber qual o tipo mais adequado para si deve conversar com o seu médico.

Há ainda um conjunto de exercícios físicos que deve fazer regularmente, que irão ajudar a manter uma circulação sanguínea correta, e dessa forma, prevenir o aparecimento das varizes.

Como tratar as varizes na gravidez

É importante começar este ponto referindo que não existe nenhuma cura para as varizes na gravidez. Como tal, a prevenção é o melhor remédio.

O que existem são métodos que podem suavizar e reduzir os sintomas.

Contudo, estes métodos devem apenas ser utilizados após o parto, e ao fim de 6 meses, de modo a haver a normalização dos níveis hormonais. Por vezes, com o peso da mulher a regressar ao normal, muitas varizes podem desaparecer.

Contudo, há outras que podem não o fazer, devendo por isso conversar com um médico para perceber quais as melhores opções.

Actuali

Leave a Reply