A bronquite consiste numa inflamação das principais vias de passagem de ar para os pulmões, os brônquios. Os principais sintomas da bronquite são a tosse e falta de ar.
Tipos de bronquite
Tópicos
A bronquite pode ser classificada consoante a sua origem, durabilidade e sintomas, sendo dividida entre:
Bronquite Aguda
A bronquite aguda é desencadeada por uma infecção viral dos brônquios, como uma gripe ou resfriado. Por norma, dura apenas uns dias.
Bronquite crónica
A bronquite crônica caracteriza-se por uma inflamação dos órgãos por onde o ar passa dentro do pulmão, os brônquios, considera-se crônica quando persiste por mais de 3 meses, mesmo quando o paciente faz o tratamento adequado. O tratamento para bronquite crônica deve ser sempre prescrtito por um médico e são na sua maioria broncodilatadores ou ginástica respiratória.
Bronquite asmática ou alérgica
Como o nome indica resulta de uma inflamação dos brônquios de causa alérgica.
Sintomas de bronquite
Os sintomas da bronquite variam em função do tipo da doença, alguns dos sintomas são comuns, a duração e origem dos mesmos determina o tipo de bronquite.
- Tosse com produção de muco.
- Dores no peito.
- Fadiga.
- Febre.
- Dificuldade em respirar.
- Dores de cabeça.
- Rouquidão.
- Chiado.
- Cianose.
- Perda de apetite.
- Fatores de risco
Alguns comportamentos constituem fatores de risco para o aparecimento de bronquite, como o hábito de fumar, exposição a fatores como poluição, fumos e gases. Os idosos, as crianças pequenas e os bebés têm mais possibilidades de contrair a infecção, por terem um sistema imunitário mais frágil.
Tratamento de bronquite
Deve consultar o médico sempre que os sintomas persistir, as crianças e os idosos devem ter cuidados redobrados. Durante os primeiros dias os sintomas da bronquite são muito parecidos com os da gripe. Para o despiste o médico pode pedir exames como raio X, teste de expectoração e avaliação do nível do oxigénio.
Nunca se auto medique.
Actuali