Tratamentos para engravidar

Quase todas as mulheres sonham em ter um filho. A gravidez é um dos períodos mais felizes de qualquer mulher. Contudo, há casos onde o casal não consegue ou tem muitas dificuldades em engravidar.

Se é esse o seu caso, então neste artigo poderá encontrar tratamentos para engravidar, que a ajudarão a si e ao seu companheiro a conseguir o filho que tanto desejam.

Antes de mais, é importante referir que o facto de não se conseguir engravidar logo, não significa que haja qualquer problema.

É normal e natural que apenas ao fim de alguns meses se consiga a fecundação desejada.

Contudo, se ao fim de 4/5 meses de tentativas, não ocorrer a fecundação, então pode haver algo que esteja a dificultar o processo. As causas para a infertilidade são várias, podendo ser de origem masculina ou feminina.

No caso do homem, as causas estão ligadas sobretudo a alguma deficiência relacionada com a produção, transporte, ou a ejaculação dos espermatozoides. Já no caso da mulher, os problemas podem estar relacionadas com a ovulação, com as trompas de Falópio, com o útero, com um muco cervical demasiado agressivo para os espermatozoides, e ainda, com um problema denominado de endometriose.

O tratamento para engravidar será sempre escolhido de acordo com a causa do problema. Os tratamentos atualmente mais usados são a inseminação artificial, a fertilização in vitro e a indução da ovulação.

Há ainda tratamentos cirúrgicos, para corrigir algum defeito que esteja a impedir a fecundação, e também, o coito programado, onde é calculado o período mais provável de a mulher com problemas de ovulação conseguir ovular.

tratamento engravidar

 

De seguida explicamos resumidamente em que consistem os tratamentos mais comuns para engravidar.

Fertilização in vitro

Neste método, a fecundação é feita “in vitro”, ou seja, num laboratório, utilizando-se óvulos e espermatozoides retirados dos seus portadores. Depois do embrião formado, é inserido no útero da mulher.

Indução da ovulação

Este método é indicado para as mulheres com problemas em ovular, ou com uma ovulação muito irregular. Consiste na toma de um medicamento próprio para engravidar (Clomid), que irá favorecer a ocorrência da ovulação. Este método é utilizado juntamente com o coito programado, calculado pelo médico de acordo com o período fértil.

Inseminação artificial

Método utilizado quando os espermatozoides do homem têm grande dificuldade em atingir o óvulo, ou quando o muco cervical da mulher é hostil, impedindo a progressão dos espermatozoides. Consiste na inseminação artificial de espermatozoides retirados do esperma do homem diretamente no útero da mulher.

Actuali