Soro Caseiro: Como Fazer e Para Que Serve?

Quando surge algum problema de saúde as pessoas devem procurar imediatamente um hospital, pois com a saúde não se brinca.

Porém, existem algumas enfermidades que podem ser tratadas em casa com receitas caseiras, esse é o caso da desidratação causada por diarreias e vômitos, que pode ser combatida com o soro caseiro.

Como preparar o soro caseiro

Existem duas formas de preparar o soro caseiro, e quando estiver preparando-o é preciso ter muito cuidado e seguir exatamente uma das duas opções de receitas, porque, se ocorrer algum erro na hora da preparação, a criança desidratada pode ter convulsões.

Receita para 1 copo de 200 ml de soro caseiro

Ingredientes

  • 2 medidas rasas de açúcar, do lado maior da colher padrão
  • 1 medida de sal, do lado menor da colher padrão
  • 200 ml de água mineral engarrafada, filtrada ou fervida

Receita de soro caseiro utilizando uma colher de sopa

Ingredientes

  • 1 litro de água fervida, filtrada ou mineral engarrafada
  • 1 colher de sopa cheia de açúcar ou 2 colheres rasas de açúcar  (20 g)
  • 1 colher de café de sal (3,5 g)

Modo de preparar

Misturar todos os ingredientes e beber pouca quantidade diversas vezes ao dia, a dica é ingerir o soro caseiro sempre que ocorrer vômito ou diarreia. O soro não deve ficar muito salgado, se ele ficar, derrame a mistura e faça uma nova.

O soro caseiro dura no máximo 24 horas, caso seja necessário tomá-lo por vários dias, a cada dia prepare um soro novo.

Para que serve o soro caseiro?

Essa mistura caseira serve para tratar a desidratação, pois ele repõe os sais minerais e a água perdidos na diarreia e nos vômitos, que são comuns em algumas doenças, como a dengue.  O soro caseiro pode ser ingerido por pessoas de todas as idades e até por gatos e cães.

Quem não pode tomar o soro caseiro

Pessoas com diabetes não devem tomar o soro caseiro, a única saída é procurar um médico, as pessoas que estão com desidratação grave, também não devem tomar o soro, o melhor é ir para o hospital.

É importante dizer que o soro caseiro não acaba com os vômitos e com a diarreia, o que ele faz é repor as substâncias e o líquido perdidos.

Bebês que ainda estão mamando não podem ingerir o soro caseiro, para eles o indicado é se hidratar somente com o leite materno.

Como tomar o soro caseiro

O soro caseiro deve ser tomado no mesmo dia que é preparado em pequenos goles ao longo do dia. Uma boa dica é ingeri-lo sempre que ocorrer os vômitos e a diarreia.

Preparar o soro caseiro não é difícil, mas para quem está inseguro, a boa notícia é que está a venda nas farmácias um pacote chamado Sais para Reidratação Oral, que contém sal e açúcar na medida certa, bastando apenas misturá-lo com 1 litro de água mineral. O soro caseiro já preparado, também pode ser adquirido nas farmácias.

Actuali

Leave a Reply