Sinais de Câncer do Pulmão Que Você Deve Conhecer

Mais de dezessete mil pessoas foram diagnosticadas com câncer de pulmão em 2016 no Brasil. Essa doença é terrível e noventa por cento dos casos são em fumantes.

A fumaça do cigarro contém mais de quatro mil substâncias nocivas ao organismo ela entra pelos brônquios e se distribui no interior do pulmão até alcançar os alvéolos onde fica presa a sujeira que carrega e não há o que a tire dali.

O maior sinal de alerta para esta doença é o fumo. Quem fuma tem o enegrecimento do pulmão, já quem não fuma tem o pulmão rosado, sendo comum inclusive, dos brônquios impregnados pelo tabaco ser possível retirar pedaços de grafite com a pinça durante uma cirurgia.

A maioria das pessoas descobre o câncer de pulmão quando este já está bastante avançado, pois os sintomas são praticamente imperceptíveis. Se você é fumante, fique atento aos sintomas iniciais do câncer de pulmão.

Sintomas do câncer de pulmão

Tosse – Se você está com tosse e não está gripado ou com virose, pode ser câncer de pulmão. Se preocupe principalmente se a tosse durar mais de duas semanas e for uma tosse crônica. Vá ao médico e ele pedirá provavelmente um raio-X para saber se é câncer de pulmão e se for com sangramento as chances infelizmente aumentam exponencialmente.

Falta de ar – Dificuldade respiratória é sempre um sinal de alerta pra o câncer de pulmão. Porém não é qualquer falta de ar. Quando prestamos atenção de que certos afazeres físicos que fazíamos sem sofrimento agora causam muito cansaço e falta de ar, como, por exemplo, subir escadas e carregar um peso que você tem certeza que sempre foi capaz de carregar. Caso isso esteja acontecendo um médico deve ser consultado de imediato.

Dor no peito – O câncer de pulmão pode causar dores nas costas, no peito e nos ombros, o que não tem nada a ver com tosse, ou seja, mesmo quando você não está tossindo tem essas dores e sente por todo o tórax. O câncer de pulmão pode ser resultado de uma inflamação dos gânglios linfáticos ou metástase, que causam essas dores.

Chiado persistente – Quando esse assobio é persistente, o chiado nos pulmões provavelmente não é asma ou infecção comum, necessitando de uma consulta com um médico.

Rouquidão – Quando a rouquidão persiste por mais de duas semanas e não tem um motivo aparente, é necessário tomar muito cuidado e procurar um médico o mais rápido possível.

Se você for fumante e tiver ao menos dois desses sintomas, faça os exames necessários, mas a melhor maneira de prevenir um câncer de pulmão é jamais fumar, não faz sentido destruir a sua saúde e das pessoas próximas por um relaxamento momentâneo e barato.

Actuali