Remédio caseiro para tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa, de fácil contágio, com origem bacteriana. Esta doença afeta especialmente os pulmões, podendo nalguns casos atacar outras zonas do corpo, tal como os rins, as meninges e os ossos.

A bactéria responsável pela tuberculose é a Mycobacterium tuberculosis, também denominado de Bacilo de Koch (BK).

Há ainda outras bactérias que podem causar tuberculose, mas a principal é a que referimos atrás.

A tuberculose manifesta-se na maioria dos pacientes através de um conjunto de sintomas que incluem:

– Fadiga e fraqueza;
– Prostração;
– Falta de apetite;
– Palidez;
– Perda rápida de peso;
– Tosse seca, que depois evolui para tosse com secreção, e mais tarde, para tosse com sangue ou pus;
– Febre baixa;
– Sudorese noturna.

Apesar da maioria dos pacientes com tuberculose apresentar estes sintomas, há casos onde a doença é assintomática, ou com sinais tão simples, que apenas ao fim de meses ou anos é que há perceção da existência da doença.

O tratamento para a tuberculose baseia-se em antibióticos, sendo 100% eficaz. Contudo, este tratamento tem de ser seguido continuamente pelo menos durante 6 meses.

Se houver paragem antes desse período de tempo, a eficácia perde-se, não havendo cura. Além do antibiótico, existem ainda remédios caseiros que ajudam no processo de tratamento, através do alívio dos sintomas. Um desses remédios é o chá de cavalinha.

tuberculose-remedio-caseiro

Chá de cavalinha

A cavalinha é uma planta medicinal que tem na sua constituição ácido sílico. Esta substância tem propriedades antibacterianas, tendo sido muitas vezes usada no tratamento deste tipo de doenças antes do aparecimento dos antibióticos.

Contudo, é importante que perceba que este chá deve apenas ser consumido como um complemento ao tratamento por antibióticos, e não como substituição. De seguida poderá aprender a fazer o chá de cavalinha.

Para fazer este chá você vai necessitar de 200 ml de água e de 5 g de talos de cavalinha.

Coloque a água e a cavalinha ao lume, e deixe levantar fervura. Depois de desligar, deixe arrefecer durante 15 minutos, coe, e o chá está pronto a beber.

Deve ingerir uma chávena deste chá diariamente, uma vez ao dia.

Este chá não deve ser consumido por grávidas ou por mulheres que estejam a amamentar.

Actuali

Leave a Reply