Remédio caseiro para roséola infantil

A roséola infantil, também chamada de exantema súbita, é uma infeção viral, causada por um vírus da família do herpes, que provoca o aparecimento súbito de febre alta, entre os 38 e os 40º.

A febre alta pode durar até 4 dias, desaparecendo ou baixando tão subitamente como apareceu. Contudo, com o fim da febre alta a doença não está curada. Após o desaparecimento ou abaixamento da febre, surgem pequenas manchas rosadas na pele da criança, especialmente nos braços, no tronco e no pescoço.

Esta doença contagiosa, transmitida através da saliva, é mais frequente até aos 2 anos de idade, podendo no entanto afetar crianças até aos 6 anos.

Neste artigo poderá conhecer mais sobre esta doença, bem como, um remédio caseiro para roséola infantil.

roseola-infantil

Sintomas da roséola infantil

A roséola infantil é uma doença com um período de incubação de 5 a 15 dias, e que dura aproximadamente 7 dias desde o momento do aparecimento dos sintomas. Estes incluem, por ordem:

– febre alta (38 a 40º);
– redução ou desaparecimento súbito da febre;
– manchas rosadas nos braços, pescoço e tronco;
– corrimento nasal;
– perda de apetite;
– diarreia (pouco frequente);
– coceira (pouco frequente).

Remédio caseiro para roséola infantil

O remédio caseiro para roséola infantil que apresentamos de seguida tem propriedades antipiréticas, que ajudarão a baixar a febre.

Como complemento, os pais podem dar um banho morno, ou então, colocar um pano molhado com água fria durante alguns minutos nas axilas e na testa.

Confira de seguida como fazer o remédio caseiro para roséola infantil.

Ingredientes:
– casca seca de freixo (25 g);
– meio litro de água.

Como preparar:
Coloque a água e a casca seca de freixo numa panela e leve ao lume. Deixe ferver durante 10 minutos, desligando de seguida. Após arrefecer para uma temperatura agradável, coe, e dê de beber à criança. Deve dar 3 a 4 chávenas de chá por dia, até a febre desaparecer ou baixar.

Actuali

Leave a Reply