Remédio caseiro para otite

Um dos problemas mais frequentes em bebés e crianças é a otite. Esta infeção no ouvido deixa a criança bastante incomodada e irritada, sendo um problema que se deixado agravar, pode ter consequências graves.

Neste artigo poderá conhecer um pouco melhor esta doença, as suas causas e sintomas, e ainda, um remédio caseiro para ajudar a aliviar o problema.

Otite

A otite é uma infeção no ouvido, provocada por bactérias ou vírus. Pode também ser causado por fungos, sendo no entanto pouco vulgar.

Esta infeção pode ter um início repentino, sendo nesse caso denominada de aguda, ou então, pode piorar gradualmente e repetir-se várias vezes ao ano. Neste caso, a otite diz-se crónica.

Causas da otite

Sendo a otite um processo infeccioso, há várias causas que iniciam essa infeção. Nas crianças, é normal as otites aparecerem após uma infeção respiratória, como por exemplo a gripe.

Mas há outras causas para o desenvolvimento de otites. A mais comum entre os bebés está ligada ao ato de mamar numa posição horizontal.

Nalguns casos, o banho em piscinas, mar, ou mesmo no banho em casa, pode provocar a entrada de água no ouvido, o que ajuda ao aparecimento da otite.

Até mesmo o uso incorreto do cotonete pode levar ao surgimento deste problema.

otite-remedio-caseiro

Sintomas da otite

A otite é um problema com vários sintomas desagradáveis para a criança, que a deixam bastante irritada e incomodada.

No caso dos bebés e das crianças pequenas, estas manifestações irão resultar em choro constante, dificuldade em ter uma posição para dormir, irritabilidade e menor apetite.

Os sintomas da otite incluem

– dores no ouvido;
– dificuldades em dormir (devido às dores);
– febre;
– inação.

Remédio caseiro para otite

O alho é um alimento com inúmeras propriedades medicinais importantes. Uma das propriedades do alho é ser antibacteriano, o que o torna especialmente adequado para tratamentos de otites.

Juntamente com o azeite, este remédio caseiro para otite vai ajudar a diminuir as dores do ouvido, amenizando os sintomas no bebé ou na criança.

Ingredientes:

– dois dentes de alho;
– duas colheres de sopa de azeite.

Como preparar:

Numa frigideira ou numa panela coloque o azeite e o alho. De seguida ligue o lume e deixe fritar o alho no azeite.

Depois de o alho estar alourado, desligue e molhe um pedaço de algodão com o azeite da frigideira.

Depois de espremer o algodão, de forma a sair o excesso de líquido, aplique-o no ouvido de maneira a deixá-lo tapado.

Deixe ficar durante 15 a 20 minutos, repetindo três vezes por dia, até a otite desaparecer.

Actuali

Leave a Reply