Remédio caseiro para afta

As aftas, quando aparecem na boca, são bastante incómodas e dolorosas. As aftas são pequenas úlceras bucais que surgem devido a várias razões, como infeções, escovação demasiado agressiva dos dentes, mordidas nas bochechas ou na língua, tratamentos dentários, ou então, devido a reações alérgicas. O ananás, por exemplo, é um dos alimentos responsáveis pelo aparecimento de aftas em pessoas alérgicas.

Há ainda outras causas possíveis para o desenvolvimento destas pequenas feridas, tais como a menstruação, alterações hormonais, stress excessivo, alimentação deficiente em alguns minerais e vitaminas, etc.

Na maior parte dos casos, as pessoas tendem a deixar que as aftas passem, no entanto, há alguns remédios naturais que ajudam a aliviar e a tratar estas feridas.

afta-remedio-caseiro

Confira de seguida um remédio natural para afta.

Remédio natural para afta – chá de alfavaca

O chá de alfavaca é uma opção bastante eficaz no alívio e tratamento das aftas, já que possui propriedades antisséticas, que combatem os microrganismos responsáveis, e ainda, propriedades analgésicas e relaxantes, que ajudam a reduzir a dor e o desconforto. Confira de seguida a receita deste remédio natural para afta.

Ingredientes:
– duas colheres de chá de folhas de alfavaca;
– meio litro de água.

Como preparar:
Coloque a água numa panela ao lume. Quando levantar fervura, acrescente as folhas de alfavaca e desligue. Deixe repousar durante aproximadamente 10 minutos, ao fim dos quais coe e guarde num recipiente de vidro escuro. Deve aplicar na afta e fazer gargarejos com este chá várias vezes ao dia, de modo a usufruir das suas propriedades. Este remédio natural para afta pode ser utilizado também por gestantes.

Para complementar este remédio natural para afta, pode ainda lavar a boca duas a três vezes ao dia com água morna misturada com sal.

Como o sal tem propriedades antibacterianas, este bochecho irá combater as bactérias aí presentes, e dessa forma combater a infeção ou prevenir o aparecimento de novas infeções.

Actuali

Leave a Reply