Qual a importância do iodo na gravidez

O iodo é um nutriente essencial na saúde humana, sendo especialmente importante durante e gravidez, já que a sua deficiência pode provocar problemas de desenvolvimento ou mesmo o aborto.

Confira de seguida qual a importância do iodo na gravidez.

Importância do iodo na gravidez

O iodo é um nutriente presente especialmente em peixes e algas marinhas, tendo um papel fundamental na formação das hormonas.

Se existir falta de iodo, não haverá uma produção correta de hormonas, com efeitos nefastos para a saúde do bebé. É por isso importante verificar regularmente a quantidade de iodo no sangue durante a gravidez, para saber se os níveis estão adequados.

Os valores de iodo considerados adequados encontram-se entre 100 a 299 mcg/L, sendo o ideal que se encontrem entre os 150 a 249 mcg/L.

iodo-gravidez

Iodo na alimentação

A quantidade de iodo recomendada durante a gravidez é de 200 a 250 mcg, o que equivale a uma chávena de leite, duas fatias de queijo, uma posta de salmão e um ovo. Como vê, é uma quantidade fácil de atingir para qualquer pessoa, esteja grávida ou não. Além disso, em muitos países, como no Brasil, o sal é normalmente enriquecido em iodo, o que ajuda a alcançar a ingestão mínima recomendada.

Suplemento de iodo na gravidez

Nalgumas situações onde os valores de iodo estejam demasiado baixos, o médico obstetra pode prescrever a toma de suplementos de iodo, através de comprimidos de 150 a 250 mcg de iodeto de potássio, que têm de ser ingeridos diariamente. Esta suplementação pode ser feita antes de iniciar a gravidez, durante a gestação, ou mesmo depois, enquanto estiver a amamentar.

Alimentos ricos em iodo

Se pretende aumentar a ingestão de iodo de uma forma natural, há vários alimentos ricos neste nutriente, que pode reforçar na sua alimentação. Assim, alimentos como peixes, marisco, frutos do mar, e outros de origem marinha, irão ajudar a aumentar a quantidade de iodo ingerida. Além disso, pode utilizar o sal iodado, não devendo no entanto ultrapassar uma colher de chá por dia.

Actuali

Leave a Reply