Os melhores alimentos que evitam as rugas

“Nós somos o que comemos”. Esta é uma expressão popular mas com um grande fundo de verdade. A alimentação tem uma grande influência sobre o bem-estar e a saúde do organismo, seja por dentro, como também por fora.

A verdade é que aquilo que come não é apenas importante para manter o seu corpo a funcionar corretamente, mas também, para que a sua pele tenha uma aparência mais saudável e jovem.

Existem vários nutrientes com grandes benefícios para a pele, e como tal, uma alimentação rica nestas substâncias ajudam a que a sua pele se mantenha bonita por mais tempo, retardando o aparecimento natural das rugas. Confira de seguida os melhores alimentos que evitam as rugas.

alimentos-anti-rugas

Como evitar as rugas com a alimentação

Existem vários nutrientes que têm uma atuação muito útil para a saúde e beleza da pele.

Substâncias antioxidantes como o betacaroteno e o licopeno, gorduras saudáveis como o ómega 3, probióticos, proteínas e vitamina E, são nutrientes que irão ter uma ação muito importante para a manutenção de uma pele sem rugas.

Este conjunto de nutrientes, além de impedirem a degeneração celular através do combate aos radicais livres, estimula ainda a produção de colágeno, responsável pela firmeza da pele.

Confira de seguida os melhores alimentos que evitam as rugas.

Proteínas
As proteínas são os nutrientes construtores do organismo humano, e como tal, essenciais na produção do colágeno. Existem muitas fontes proteicas, contudo é essencial optar por aquelas de alta qualidade como leite, ovos e carnes (preferencialmente magras).

Flavonoides
Os flavonoides são substâncias antioxidantes presentes em alimentos como uvas, frutos secos, chá verde, entre outros.

Vitamina E
Este antioxidante de grande importância para a pele pode ser encontrado em vegetais verde-escuros, como o agrião, a couve ou o espinafre.

Betacaroteno
Poderoso antioxidante e precursor da vitamina A, também essencial na saúde da pele, o betacaroteno pode ser encontrado em alimentos de cor laranja e amarela, como a cenoura, batata-doce, abóbora, laranja, etc.

Probióticos
Este tipo de alimentos têm a características de possuir microrganismos vivos, essenciais para o correto funcionamento do organismo. Exemplos são os leites fermentados e os iogurtes.

Licopeno
Esta substância é um poderoso antioxidante, estando presente em alimentos de cor vermelha, como a goiaba, o morango, a melancia, mas especialmente, no tomate.

Ómega 3
A gordura saudável é essencial para manter a pele devidamente lubrificada, prevenindo-se dessa forma o ressecamento da pele. Assim, alimentos como frutos secos, castanha do Pará, salmão, sardinha, cavala, etc., são excelentes adições à sua dieta.

Actuali

Leave a Reply