Nutrition Awards

nutricion awardsA Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN) e o Grupo GCI-Gestores de Comunicação Integrada, apresentam o Nutrition Awards, uma iniciativa inédita em Portugal que visa reconhecer o trabalho realizado na área das Ciências da Nutrição.

Os Nutrition Awards são um prémio que distinguirá projectos, serviços e produtos, a inovação e a eficácia no campo da nutrição sustentável, com a chancela das mais importantes entidades nacionais nesta matéria. Os Nutrition Awards contam com o apoio institucional do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, e têm como parceiros diversas entidades na área da nutrição e alimentação, como associações representativas do sector da restauração e da indústria alimentar, sociedades cientificas e faculdades que ministram a licenciatura em Ciências da Nutrição. Em concurso vão estar as categorias:

  • Saúde Pública
  • Nutrição Clínica
  • Inovação
  • Qualidade e Segurança Alimentar
  • Investigação em Ciências da Nutrição

«Os Nutrition Awards vão ser um contributo importante para sensibilizar, prevenir e ajudar a resolver problemas que atingem já uma boa parte dos portugueses, nos vários segmentos sócio-económicos da nossa sociedade», afirmou Alexandra Bento, presidente da APN.

«Um dos objectivos destes prémios é evidenciar boas práticas e, igualmente, contribuir para a mudança de comportamentos, o que não se consegue sem uma comunicação eficaz», referiu José Manuel Costa, presidente do Grupo GCI.

Os conhecimentos adquiridos na área da Nutrição têm dado um forte contributo para o aumento da qualidade alimentar e para a adopção de estilos de vida mais saudáveis. Em paralelo, é cada vez mais importante a visão integrada da qualidade, vigilância e segurança alimentar desde a sua produção ao consumidor final.

Em todo o mundo, 842 milhões de pessoas passam fome e destas, 10 por cento encontram-se nos países industrializados, de acordo com a FAO (Organismo das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação). Em contraste com a escassez, centenas de milhões de pessoas sofrem de doenças causadas pelos excessos e maus hábitos alimentares, que se traduzem em problemas graves de saúde.

A adopção de estilos de vida saudáveis poderia evitar 80% dos casos de Doenças Cardiovasculares, 90% dos casos de diabetes Mellitus tipo 2 e 33% de casos associados aos vários tipos de Cancro, segundo dados da Organização Mundial de Saúde.

A sociedade está cada vez mais consciente dos seus direitos e exige da indústria alimentar produtos nutricionalmente mais equilibrados; dos órgãos fiscalizadores um olhar mais atento à segurança alimentar; e exige aos técnicos de saúde orientações precisas e racionais para conseguir viver mais e melhores anos.

O regulamento e os formulários estarão disponíveis a partir do dia 16 de Novembro de 2009, assim como a plataforma digital onde poderá ser formalizada a candidatura. Na mesma data arrancará a campanha publicitária e o envio de informação mais detalhada sobre os Nutrition Awards.

Actuali