Meningite: causas, prevenção e tratamento

A meningite é uma doença que se caracteriza pela inflamação das membranas que envolvem o cérebro, denominadas de meninges.

Existem vários tipos de meningites, com causas e sintomas diferentes. Saiba mais sobre as causas, sintomas prevenção e tratamento da meningite.

Causas da meningite

A meningite viral é a mais comum, podendo ser causada por vários tipos de vírus. Estes são transmitidos através de água, objetos ou alimentos contaminados.

A meningite viral é a menos perigosa, podendo muitas vezes desaparecer sem qualquer tratamento.

A meningite bacteriana, pelo contrário, apesar de menos comum que a meningite viral, é bem mais grave. Esta ocorre quando uma bactéria entra na corrente sanguínea, migrando até ao cérebro.

Este tipo de meningite pode iniciar-se devido a alguma fratura, infeção no ouvido, entre outras. Há ainda a meningite fúngica, pouco habitual.

Sintomas de Meningite

Quando aparecem, os sintomas da meningite podem ser facilmente confundidos com os sintomas da gripe. Assim, os sintomas da meningite incluem:

– dor de cabeça forte;
– vómitos e náuseas;
– convulsões;
– sonolência;
– febre alta súbita;
– presença de manchas vermelhas na pele e aparecimento de rachaduras;
– dificuldade de concentração e confusão mental;
– pescoço rígido;
– fotossensibilidade;
– falta de apetite.

No caso dos bebês recém-nascidos, além dos sintomas apresentados, ele pode ainda manifestar a moleira tensa ou mais alta, irritabilidade e maior propensão para chorar.

meningite

Tratamento de Meningite

O tratamento para a meningite irá depender da causa que está na sua origem. Assim, há tratamentos diferentes para a meningite viral, bacteriana e fúngica.

Tratamento para meningite viral
Na maioria dos casos, o tratamento consiste apenas em ingestão de muita água, repouso e medicamentos de alívio de dores. Nalguns casos específicos, pode ser prescrito um antiviral.

Tratamento para meningite bacteriana
Sendo uma situação mais grave e com efeitos que podem ser muito negativos, o tratamento deve ser iniciado de imediato, através de medicamentos de cortisona e antibióticos intravenosos, apropriados para a bactéria causadora.

Tratamento para meningite fúngica
Para meningites de origem fúngica, o tratamento é feito através de fungicidas. Como este tipo de medicamento possui vários efeitos secundários, apenas é utilizado caso esteja devidamente comprovada a sua origem.

Prevenção da meningite

A forma de prevenir a meningite é através da vacinação. Contudo, cada vacina apenas protege o organismo contra uma ou várias bactérias ou vírus. E sabendo-se que existem diversos vírus e bactérias causadoras, não é possível ter imunidade a todos os germes causadores.

Contudo, a vacinação é importante, já que permite ao organismo estar protegido contra as formas mais comuns e mais graves da meningite.

Actuali

Leave a Reply