Importância da amamentação

A amamentação permite um elo muito importante entre a mulher e o bebé: Para além de um gesto de amor a amamentação traz muitos vantagens para o bebé:

  • O leite materno, contém todos os nutrientes de que a criança precisa nos primeiros seis meses de vida.
  • Tem a quantidade diária de água necessária para o bebé.
  • Contém as vitaminas e sais minerais essenciais .

images_amamentacao

Quando amamentar o bebe deve ter em conta vários aspectos que tornam este acto mais tranquilo para o seu bebe e para si.

Postura– A postura é muito importante. Sente-se confortavelmente,  coloque o bebé paralelamente ao  mamilo, de frente para você ;

Pega- O bebé deve agarrar o mamilo correctamente para não a magoar, quando ele tiver na posição anterior, faça algumas cocegas no queixo do bebé e quando ele abrir a boca coloque-o perto da mamilo.

Duração– Deixe o bebé mamar à vontade, deixe esvaziar o seio antes de passar para o outro, na mamada seguinte comece pelo mais cheio.

Arroto– O bebé deve arrotar sempre depois da mamada, se achar necessário coloque-o na posição de arrotar no meio da mamada.

Após a mamada:

Para evitar as fissuras, não lave os mamilos após cada mamada, passe um pouco de leite nos mamilos e deixe-os secar ao ar livre. Sempre que puder deixe os mamilos ao ar.

Para evitar que o peito ganhe caroços faça massagens circulares partindo da aureola.

Se necissitar de fazer compressas faça sempre com água fria, para evitar que o leite seque.

Actuali

Leave a Reply