HPV tem cura?

O HPV (vírus do papiloma humano) é um vírus que provoca infeções nas mucosas da pele, provocando o aparecimento de verrugas na zona genital.

No entanto, algumas variações deste vírus estão relacionados com alguns cancros, como o cancro do útero e do colo, sendo responsável pela maioria dos casos.

O HPV é uma doença sexualmente transmissível, transmitindo-se por via sanguínea. O HPV tem cura, mas nem sempre é fácil alcançá-la.

Confira de seguida como se cura o HPV e quais os sinais que mostram que o vírus foi erradicado.

hpv-cura

Tem cura para o HPV ?

O HPV, ao contrário do que alguns mitos sugerem, não se cura sozinho, necessitando por isso de ajuda médica para conseguir tratar o problema.

O HPV manifesta-se através de verrugas na zona genital, e como tal, enquanto elas não tiverem desaparecido, continuará a estar infetado.

No entanto, é importante referir que o desaparecimento das verrugas nem sempre significa que o vírus tenha sido erradicado.

Em muitos casos, a cura é simplesmente o controlo da infeção, mantendo-se o vírus no organismo. Ou seja, nesses casos não existe uma cura efetiva, mas sim o controlo do problema.

Ao realizar o tratamento para o HPV, as verrugas irão desaparecer. Contudo, mesmo quando elas desaparecem, elas podem ainda existir, não sendo observadas a olho nu.

É por isso importante fazer exames como a peniscopia, no caso dos homens, e papanicolau, no caso das mulheres, para verificar se elas realmente foram eliminadas.

Tratamento do HPV

O tratamento do HPV consiste na toma de remédios, ou ainda, em procedimentos hospitalares, como a cauterização.

Para combater o vírus é necessário uma combinação de vários medicamentos como um remédio para fortalecer o sistema imunitário, como o Interferon, e pomadas como o Imiquimode ou o Podofilox.

Como referimos atrás, mesmo com o tratamento correto, em muitos casos não existe cura, mas sim o controlo do problema.

Durante o tratamento é essencial a utilização do preservativo, para não ser transmitido ou transmitir o vírus, e ainda, uma dieta balanceada, que dê ao seu corpo todas as condições para combater a infeção.

Actuali

Leave a Reply