Gravidez – Sintomas Iniciais

Quando uma mulher fica grávida, não há logo sinais de que tem agora uma nova vida a crescer dentro de si. Contudo, o organismo começa logo a sofrer algumas alterações de adaptação à nova condição.

E essas alterações irão começar a manifestar-se passado algum tempo. Neste artigo iremos apresentar os sintomas iniciais da gravidez.

Logo que o óvulo é fecundado pelo espermatozoide e se forma o ovo, começam a ocorrer alterações hormonais na mulher. São essas mudanças que provocam a maioria das primeiras manifestações que indicam que existe uma gravidez.

Os primeiros sintomas aparecem geralmente duas a três semanas após a fecundação.

Contudo, há muitas situações em que a grávida vai sentir os primeiros sintomas apenas passados alguns dias. De seguida, deixamos uma lista de vários sintomas que poderão manifestar-se na fase inicial da gravidez.

Gravidez-sintomas-iniciais

Sintomas Inicias da Gravidez

– Alterações do olfato.
– Desejos alimentares.
– Sangramento vaginal.
– Alteração do paladar.
– Cólicas ou dor abdominal.
– Acne.
– Cansaço.
– Aumento da frequência urinária.
– Alterações na aparência dos seios.
– Dor de cabeça.
– Dor lombar.
– Náuseas e vômitos.
– Constipação intestinal.
– Inchaço abdominal.
– Atraso menstrual.
– Aumento dos seios.
– Aumento dos gases.
– Tonturas.
– Variações do humor.
– Corrimento vaginal.

Destes sintomas que ocorrem normalmente nos primeiros dias ou semanas da gravidez, há alguns que se destacam mais, sobretudo pelo facto de serem menos habituais.

Náuseas e vómitos, atraso menstrual, aumento dos seios, corrimento ou sangramento vaginal, são sintomas pouco comuns, e como tal, são mais depressa associados a uma possível gravidez. Mas se sentir vários dos sintomas atrás apresentados na mesma altura, pode ser um indicador forte de ter engravidado.

É importante a mulher saber o mais cedo possível se está grávida, pois dessa forma pode começar logo de início a tomar medidas de proteção do feto e da gravidez.

Assim, quanto mais depressa souber, mais depressa será acompanhada por um médico obstetra, terá uma alimentação adequada, tomará suplementos importantes, evitará o consumo de tabaco e álcool, entre outras medidas importantes.

Actuali

Leave a Reply