Farinha de tapioca

A tapioca, tão comum e popular em restaurantes regionais, nas praias e outros locais mais típicos, começa agora a ser utilizada também como uma ajuda para perder ou simplesmente controlar o peso.

Sendo livre de glúten, são cada vez mais as pessoas que vêm a farinha de tapioca como um substituto para a farinha usada no pão branco.

Conheça melhor a farinha de tapioca, como a utilizar na sua dieta diária, e ainda, onde comprar.

tapioca-farinha

O que é a farinha de tapioca?

A farinha de tapioca é uma farinha extraída da mandioca, que quando combinada com água, forma uma goma. Esta, ao ser levado ao fogo, transforma-se depois uma massa branca e bem leve, parecida com a panqueca. Como esta farinha é livre de glúten, é uma opção saudável e muito interessante ao pão branco.

Utilizar a farinha de tapioca na dieta diária

A adoção de hábitos alimentares mais saudáveis é essencial para conseguir controlar ou perder peso.

Hoje em dia sabe-se que o glúten, proteína existente essencialmente em sementes de cereais, como a cevada, a aveia, o centeio ou o trigo, utilizados na produção de pão, atrapalha a digestão, reduz a produção de serotonina, e diminui ainda o metabolismo.

Retirar o glúten da alimentação é assim uma ajuda preciosa para quem quer perder peso mais facilmente.

Uma dieta diária sem glúten irá assim estimular um metabolismo mais elevado e facilitar a digestão, o que ajuda a um emagrecimento saudável.

Mas atenção, a farinha de tapioca não contém fibras, o que significa que se não a integrar numa dieta rica em fibras, ela acabará por ter uma ação mais negativa do que positiva.

Sendo essencialmente rica em hidratos de carbono simples, se não associar uma alimentação rica em fibras, a farinha de tapioca irá provocar picos de insulina, causados pela libertação muito rápida de açúcar no sangue.

Onde comprar farinha de tapioca

Hoje em dia é muito fácil encontrar farinha de tapioca em qualquer supermercado.

Pode comprar apenas a fécula de mandioca, juntar água e levar à geladeira (para fazer a goma), ou então, preferir os pacotes que trazem já o produto pronto.

Actuali

Leave a Reply