Quais os Exames Médicos que as Grávidas devem fazer

A gravidez é uma época de alegria e realização, mas também é o momento de se cuidar mais visando à saúde da mãe e do bebê.

Durante os nove meses de gestação algumas mulheres vão mais ao médico que na maior parte da sua vida, o que é fundamental para o bom andamento da gestação.

Os exames que as grávidas devem fazer são muitos e determinantes para acompanhar o bom desenvolvimento do bebê e tomar cuidados para que a gestação vá até o fim, por isso, é importante encontrar um médico que ajude a tirar todas as dúvidas e a enfrentar melhor esse momento especial e complicado.

Exames Médicos que as Gestantes devem Realizar

Hemograma – Feito durante os três trimestres da gravidez, esse exame serve para detectar doenças no sangue e anemia.

Determinação de grupo sanguíneo e do fator Rh – Durante a gravidez pode acontecer a eritroblastose fetal, que é quando há incompatibilidade sanguínea entre a mãe e o feto, ou seja, quando a mãe tem fator Rh negativo e o feto positivo e os anticorpos da mãe atacam o bebê, esse exame é feito com coletagem sanguínea e serve para detectar se existe essa incompatibilidade, caso aja é feita a aplicação de uma substância que impede que o organismo da mãe produza anticorpos contra o do bebê.

Glicemia de jejum – É feita a coleta do sangue da grávida em jejum para saber se existe a concentração de glicose no sangue e o desenvolvimento de diabetes gestacional.

Exame de urina – Outro exame que é pedido nos três trimestres da gravidez, ele serve para checar se está tudo bem nos rins e aparelho urinário das grávidas, esse exame serve também para avaliar se há infecção urinária.

Ultrasson – Exame feito em diferentes períodos da gravidez e serve para: saber o sexo do bebê, determinar a idade gestacional exata, saber se a gravidez é um ou mais bebês e para ver se o feto está se devolvendo bem.

HIV, rubéola, sífilis, hepatite B e C – Exames exigidos no primeiro e terceiro trimestre da gravidez e são preventivos para a criança, pois, caso seja atestado que a mãe tem algumas dessas doenças serão tomados cuidados necessários para que o bebê não seja infectado.

Translucência nucal – É um exame feito na prega da nuca do feto ainda no primeiro trimestre da gestação e serve para pesquisar se o bebê tem alguma síndrome genética como a de Down.

Urocultura – Realizado ainda no início da gravidez, esse exame é específico para saber se a grávida apresenta infecção urinária, que se não for tratada a tempo por causar parto prematuro.

Actuali