Exames de Gravidez

Seja porque está a tentar engravidar, seja porque se descuidou com os métodos contracetivos, se suspeita que ficou grávida, uma das formas mais rápidas e fáceis de o saber é fazendo um exame de gravidez.

Conheça de seguida as várias opções, como fazer, a sua fiabilidade, e ainda, o que fazer caso dê positivo. Confira.

Exames de gravidez

O exame de gravidez mais simples é mesmo o de farmácia. Depois de comprar, basta chegar a casa e fazer, e receberá logo a resposta. Já o exame de sangue é mais fiável, no entanto, é necessário ir ao médico, ele requisitar, fazer as análises, e só ao fim de vários dias é que saberá.

O exame de gravidez de farmácia funciona através da deteção de uma determinada hormona na urina. Dessa forma, para realizar esse teste basta seguir as instruções da embalagem, e ao fim de alguns segundos, saberá se está ou não grávida.

No entanto, a fiabilidade deste tipo de teste não é de 100%, já que o grau de sensibilidade à hormona que pretende detetar é diferente de marca para marca.

Enquanto alguns exames são bastante sensíveis, conseguindo detetar mesmo pequenas quantidades, já outros só detetam acima de um determinado valor, podendo não dar teste positivo, quando na realidade está grávida.

Há ainda situações onde ocorre o chamado falso positivo, que apesar de dar sinal de gravidez, ela na realidade não existe.

Este tipo de teste pode detetar a gravidez a partir do 12º dia da ovulação, dependendo da sua sensibilidade.

Deu positivo, e agora?

Gravidez não é doença. Esta frase pode ilustrar muito bem a atitude que uma gestante deve ter durante os nove meses de gravidez. Contudo, o facto de não ser nenhuma doença não significa que deva continuar a fazer tudo o que fazia antes.

Hábitos pouco saudáveis, como beber e fumar, devem ser colocados de parte, para não influenciar negativamente no desenvolvimento do bebé, e a gestante deve ser monitorizada cuidadosamente durante a gestação, de modo a garantir que tudo corre pelo melhor.

Se o seu exame de gravidez deu positivo, deve agora consultar um médico obstetra para fazer o exame de sangue e confirmar, e a partir desse momento, ser devidamente seguida.

Actuali

Leave a Reply