Eliminar a Celulite

A celulite é um dos mais comuns problemas estéticos, pois pode aparecer em todas as idades e em mulheres ou homens. Contudo, são as mulheres mais obesas as principais atingidas por esta situação.

A celulite é originada pela retenção de líquidos no espaço extracelular do tecido subcutâneo, ou seja, entre as células gordurosas (adipócitos). As suas causas estão relacionadas com fatores genéticos e hormonais, como uma má alimentação e pouca ingestão de líquidos, algumas doenças renais ou cardíacas e certos hábitos incorretos (como a vida sedentária, a falta de exercício físico e o consumo de tabaco, álcool e café).

A pele com celulite é facilmente identificada porque apresenta nódulos, altos e baixos, e tem o conhecido aspecto de “casca de laranja”. Em certas zonas do corpo, como as coxas e as nádegas (geralmente os mais atacados), este distúrbio pode tornar-se muito intenso, resultando numa imagem bastante inestética.

Combater a inestética celulite não é tarefa fácil, mas não podemos dizer que seja impossível. É possível conjugando esforços que progressivamente a podem reduzir ou até eliminar a celulite. Deve fazer uso de produtos cosméticos, praticar exercício físico e melhorar a alimentação. Se não conseguir os efeitos desejados, pode sempre recorrer a métodos mais radicais, como a lipoaspiração ou certos tipos de massagens mais incisivas.

celulite eliminar

Celulite e Alimentação

Relativamente à alimentação, está mais do que provado que tem uma influência direta no aparecimento da celulite. São alvos fáceis as pessoas que praticam uma dieta pouco variada e que abusam das gorduras animais, do açúcar e do sal – alimentos que provocam a dilatação das células adiposas e facilitam a retenção dos líquidos (dificultando, por outro lado, a eliminação das toxinas). Deve, portanto, comer mais fruta e legumes, da mesma forma como alimentos magros e ricos em nutrientes. Quanto à confecção dos mesmos, opte pelos gralhados e pelas saladas cruas.

A água, essencial ao organismo, também representa um papel importante na luta contra a celulite. Deve beber os famosos dois litros de água por dia e evitar os refrigerantes e os sumos com muito açúcar. Em vez desses, opte pelo chá verde e os sumos 100% naturais. Corte também no álcool que, além de ser altamente calórico, estimula o apetite e é rapidamente assimilado pelo sangue (que se traduz, a curto prazo, pelo aumento da taxa de glicemia).

Celulite e o Desporto

Movimentar o corpo é outra das armas poderosas contra a celulite. O desporto deve ser encarado como uma prática preventiva contra o aparecimento deste distúrbio, mas também dá bons resultados no caso de a celulite já estar instalada, reduzindo-a visivelmente. Pratique ginástica aeróbica, natação, ciclismo e jogging – exercícios indicados para fortalecer os músculos e queimar calorias.Mesmo em casa, pode fazer exercícios físicos, pedalando numa bicicleta estacionária ou caminhando num tapete rolante.

Celulite e Cosmética

Além de melhorar a alimentação e de pratica uma atividade física, deve também fazer a aplicação de determinados cremes anticelulíticos. Estes produtos estimulam a epiderme fatigada e fazem aumentar a vitalidade e tonicidade. Possuem principais ativos que devolvem à pele as suas características de elasticidade e firmeza.O melhor momento para aplicar estes cremes é logo a seguir ao banho (de manhã e à noite)e em movimentos ascendentes. Se, além de celulite, também tem alguma flacidez, aplique o creme anticelulitico depois do duche matinal e o creme refirmante antes de se deitar, combatendo assim os dois problemas.

Actuali