Dieta sem lactose

A lactose é um açúcar que existe em produtos que contenham leite. Esta substância é digerida no sistema digestivo pela enzima láctase.

Contudo, nalgumas pessoas, as quantidades de láctase são muito baixas, o que resulta na incapacidade de digerir a lactose.

Estas pessoas têm assim aquilo que se chama de intolerância à lactose. Quando um intolerante à lactose ingere algum alimento com leite, ocorrem diversos sintomas, como diarreia, flatulência, gases e prurido, entre outros.

Nestes casos, a melhor forma de tratamento é basicamente evitar os alimentos com lactose.

Se é intolerante à lactose, ou simplesmente quer fazer uma alimentação livre de alimentos com este açúcar, então neste artigo poderá conhecer uma dieta sem lactose.

lactose-dieta

Dieta sem lactose

Se é intolerante à lactose e quer evitar o aparecimento dos sintomas atrás mencionados, então tem de evitar alimentos com lactose.

A outra opção é dar ao seu organismo a láctase em falta através de comprimidos. Contudo, a solução mais simples é mesmo fazer uma dieta sem lactose.

Para evitar comer alimentos com lactose, deve sempre ler os rótulos dos alimentos, por forma a verificar que contêm produtos lácteos na sua composição.

Existem muitos alimentos que à partida não têm na sua constituição leite, mas que na verdade contêm vestígios ou uma pequena parte, e que irão também resultar nos sintomas da intolerância à lactose.

A dieta sem lactose baseia-se essencialmente na retirada de todos os produtos lácteos da alimentação, como o leite, iogurtes, queijos, manteiga, natas, etc., e trocá-los por alimentos substitutos feitos à base de soja.

Mas atenção, lembre-se daquilo que dissemos em cima. Confira sempre os rótulos, para não apanhar nenhuma surpresa desagradável.

As vantagens da dieta sem lactose são principalmente associadas ao desaparecimento dos sintomas normais da intolerância à lactose.

Contudo, uma alimentação sem lactose pode resultar em menores concentrações de cálcio no organismo.

Se fizer uma dieta sem lactose, tenha o cuidado de fornecer ao seu corpo as quantidades necessárias de cálcio através de outra fonte, para que não venha a ter problemas ósseos.

Actuali

Leave a Reply