Dieta Paleo

Os primeiros humanos, que viveram entre 40 mil a 10 mil anos antes de nós, tinham uma alimentação a que hoje se dá o nome de dieta de paleolítico. Esta consistia num regime alimentar no qual ainda não se utilizada o fogo para cozinhar e em alimentos colhidos ou caçados.

De acordo com uma teoria surgida há já alguns anos atrás, em 1985, mas apenas nos dias de hoje popularizada, a dieta paleo, baseada na alimentação dos primeiros humanos, é mais saudável e permite perder peso de uma forma natural e sem dificuldades.

Mas será mesmo assim? Conheça melhor como funciona esta dieta, os seus prós e contras, e ainda, um exemplo de um cardápio para um dia.

dieta-paleo

Como funciona a dieta paleo ?

Esta dieta baseia-se na alimentação primitiva, onde alimentos como vegetais, raízes, frutas e carnes magras eram a base da dieta do ser humano.

Já a ingestão de alimentos como cereais, leguminosas, óleos extraídos de sementes, doces, alimentos conservados e industrializados, para os quais o corpo humano não foi preparado, devem ser colocados de parte.

Assim, de uma forma simples, a dieta paleo consiste numa alimentação rica em proteínas e em hidratos de carbono que não sejam cereais.

Prós e contras da dieta paleo

Vantagens

  • evita comidas processadas;
  • exclui leite e derivados;
  • reduz consideravelmente os hidratos de carbono, o que ajuda a perder peso;
  • reduz o consumo de sal;
  • rica em ómega 3;
  • rica em proteínas, minerais, vitaminas, fibras e substâncias antioxidantes.

Desvantagens

  • a redução exagerada de hidratos de carbono pode levar a fadiga, fraqueza e falta de energia;
  • implica uma menor diversidade de alimentos ingeridos, já que exclui quatro dos setes grupos da Roda dos Alimentos;
  • não está adaptada aos dias de hoje.

Exemplo de um cardápio da dieta paleo

Pequeno-almoço: um ovo mexido, uma cenoura crua e uma maçã.
Lanche da manhã: cinco nozes.
Almoço: um prato de salada de tomate, alface e pepino, um prato de legumes variados, uma batata cozida, uma porção de frango grelhado e uma peça de fruta.
Lanche da tarde: meia chávena de chá de avelãs e uma peça de fruta.
Jantar: um prato de salada de alface, rabanete, tomate e agrião, um prato com couves cozidas, um peixe grelhado e uma peça de fruta.
Ceia: 1 pera.

Actuali

Leave a Reply